“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 12 de abril de 2012

finalmente Paris 1 - Milão Paris 2008

Finalmente chegamos em Paris, cidade das luzes, da moda, dos museus.....Acredito que só Nova York rivaliza com Paris na preferência da maioria dos brasileiros. Ficamos num hotel muito agradável e bem localizado no Quartier Latin, Hotel Saint Jacques, de lá íamos facilmente ao Rio Sena, a Notre Dame e a Ile de France, com uma estação de metro há uma quadra chegávamos a todos os outros pontos de interesse. Era final de viagem, quase 30 dias na estrada e estávamos cansados, mesmo sendo nossa primeira vez em Paris não fizemos nem sequer o roteiro mais frequente, nem sequer subimos a Torre Eiffel. O período da manhã era bem aproveitado mas após o almoço íamos para o hotel e dormíamos por pura estafa física só saindo no final da tarde, aliás o bairro escolhido foi ótimo pois possui vários restaurantes e casas noturnas abertos até mais tarde. As ruas paralelas ao Rio Sena são da época medieval e o local possui muitos imigrantes russos, chegamos a ver uma briga e também tivemos que conferir contas, coisas de vida noturna e turistas em excesso mas, apesar dos cuidados necessários, curtimos muito o local.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reims, França - Milão Paris 2008

Da Bélgica fomos para a França na famosa região de Champagne. Escolhemos Reims como nossa base pela sua importância na história e também pela proximidade a várias vinícolas. Foi nosso primeiro contato com a França e confesso termos nos deparado algumas vezes com a "famosa" pouca simpatia dos franceses, nem sempre são suficientes algumas palavras em francês para recebermos um sorriso ou uma tolerância maior com as nossas dificuldades como turistas.

  • Reims: além de várias e famosas marcas de champagne aqui sediadas, a cidade tem importância histórica desde o séc. XI pois era aqui, na Catedral Notre-Dame, que os reis da França eram coroados. Aliás foi nessa catedral que foi coroado Carlos VII, em 1429, coroação assistida por Joana d'Arc.

Catedral Notre-Dame