“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Berna, Suíça - Sul da França e Suíça 2012

Berna, a capital da Suíça, possui um centro histórico facilmente percorrido a pé tendo ao seu redor o Rio Aare. Fundada no séc. XII deve seu nome ao primeiro animal avistado, um urso, que desde então tornou-se símbolo da cidade. Desde o séc. XIX há um Poço dos Ursos (Barengraben) próximo a Ponte Nydeggbrucke, de onde se tem lindas vistas do rio e da parte mais  baixa da cidade que segue seus contornos. Do outro lado da ponte fica o Parque das Rosas.


Poço dos Ursos





Rio Aare

Saindo da ponte em direção a cidade fica a Gerechtigkeitsgasse (Rua da Justiça), uma linda rua medieval com arcadas cobertas e casas renascentistas dos séc. XVI e XVII. Há também lindas fontes com uma figura central histórica ou lendária. Numa perpendicular encontra-se a Casa de  Einstein, local onde morou. Continua como Kramgasse onde fica a Torre do Relógio.


 Nydeggbrucke com a cidade ao fundo
Gerechtigkeitsgasse  com suas arcadas e fontes

fonte 

Kramgrasse com seu bonde elétrico, fonte e ao fundo a Torre do Relógio
reparem na fonte para o cachorro
Ao final da rua encontra-se a Zytglogge, Torre do Relógio de 1530 que a cada hora mostra animais como o urso, um galo e até um bobo da corte.




Atrás da torre fica a Marktgasse com uma fonte em destaque que mostra um ogro devorando uma criancinha, dizem que o ogro foi feito a semelhança do fundador da cidade.




De um lado desta rua chega-se ao Parlamento, Bundeshaus, situado numa praça com muitas lojas, restaurantes e uma feira local.

Parlamento
Do outro lado chega-se a Catedral construída no séc. XV em estilo gótico. Possui uma linda porta principal onde está esculpida em pedra uma representação do juízo final que no lado que representa o inferno apresenta um detalhe pitoresco, um pênis sendo pinçado..... A agulha no topo da igreja só foi acrescentada no séc. XIX, não pudemos admirá-la pois estava em reforma.




Nesta cidade ficamos num albergue bem central, quase ao lado da Torre do Relógio, bem simples, sem opção de café da manhã, elevador que saía do primeiro andar onde fica sua recepção mas com banheiro privativo, Hotel Bern Backpackers. Deixamos nosso carro num estacionamento público e pago próximo ao hotel.































2 comentários:

  1. Cara Inês. Também adoramos Berna. Que delícia de cidade. Aproveitem. Forte abraço. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal mas já estamos de volta, revivo a viagem quando escrevo.

    ResponderExcluir