“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Monte Sião, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

No bairro armênio, na quase transição com o bairro judeu, encontra-se  a Porta de Sião que conservou seu formato em L, que oferecia uma segurança maior.

Porta de Sião, lado interno

Porta de Sião, lado externo

Esta porta possui várias marcas de tiros pois foi por aqui que o exército israelense entrou para recuperar a cidade dos jordanianos na Guerra de 1967.


Em frente a porta encontra-se o Monte Sião, local sagrado para  cristãos, judeus e mulçumanos. Deveria estar dentro das muralhas mas parece que ficou excluído, por engano, quando Solimão as reconstruiu em 1542. Além das muralhas encontra-se cercado pelo Vale de Josafat e pelo Vale de Hinom ou Geena. Pela Porta do Lixo saía de Jerusalém todo o lixo e excrementos de animais assim como cadáveres dos que não mereciam sepultamento, ficavam no Vale de Geena onde eram queimados. As grutas do vale também foram usadas para alojar os "leprosos", obrigados a se afastar da sociedade (lembram da mãe e irmã do Ben Hur...)

Vale de Geena

Porta do Lixo

No Monte Sião encontra-se um edifício gótico que abriga  no 1º andar uma sala construída pelos cruzados no séc. XII no local onde teria acontecido a Última Ceia, é a Sala da Última Ceia ou Coenaculum. A sala vazia  possui belos arcos góticos além de vitrais e um mihrab mostrando a direção de Meca pois no séc. XV foi transformada em mesquita pelos turcos.

Coenaculum ou Sala da Última Ceia
No andar de baixo do edifício gótico está o local do Túmulo do Rei David onde há um memorial fúnebre representado por um caixão coberto que pode ser visitado de um lado pelos homens e do outro pelas mulheres. A sala de entrada é usada como sinagoga.


Há também no Monte Sião uma igreja construída no local onde Maria teria morrido, ou entrado em sono eterno, é a Igreja da Dormição. A igreja atual  é do séc. XX mas existiram outras anteriormente e domina o monte com sua cúpula rodeada por 4 torreões além de uma alta  torre de sino.





O piso da sala principal é de mosaico com símbolos do zodíaco, nomes de santos e profetas.




 Na cripta encontra-se uma escultura em madeira representando a Virgem adormecida, nas paredes a volta há imagens de mulheres do Antigo Testamento.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário