“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 19 de julho de 2016

Zadar e Omis, Croácia - Balcãs 2016

Começava a nossa volta a Zagreb e escolhemos Zadar para uma última parada. Zadar fica numa península e seu traçado atual é romano tendo sido um porto importante no comércio de madeira e de vinho mas muito do seu patrimônio foi destruído pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Sua principal atração é o antigo forum, construído entre os séc. I a.C. e III d.C.; hoje restaram algumas fundações, parte do calçamento original e um enorme pilar usado na Idade Média como o "pilar da vergonha". Atualmente destaca-se ao fundo a Igreja de São Donato, o  Batistério da Catedral de Santa Anastácia e do outro lado a Torre do Sino.

forum romano e a Igreja de São Donato
Pilar da Vergonha e ao fundo a Igreja de Santa Maria
Pilar da Vergonha e Torre do Sino


Hoje ainda mantém suas muralhas e dois portões principais, o Portão da Terra e Muros, de 1543 era a principal porta da cidade, e o Portão do Mar, reconstruído a partir de um arco romano tendo do lado externo o leão veneziano.

Portão do Mar lado interno
Portão do Mar lado externo

Muito do interior da cidade encontra-se modificado e além do forum destacam-se as várias igrejas de épocas distintas.

Igreja de Santa Maria de 1.066 com um alto campanário de 1.105.


Igreja de São Donato construída no séc. IX sobre as pedras do pavimento do antigo forum e seu formato circular.


Igreja de São Crisógono construída por beneditinos no ano 1000.


Catedral de Santa Anastácia fundada pelos bizantinos no séc. IX e seu Batistério hexagonal






Também conhecemos a Praça do Povo onde fica a Prefeitura de 1934


e o Palácio da Guarda Municipal com sua Torre do Relógio do séc. XVI.


Mas é na sua longa avenida a beira mar coberta de mármore que se encontram suas novas atrações:

Saudação ao Sol, um círculo com 22 metros de diâmetro construído com placas de vidro que armazenam a luz solar e de noite se iluminam.





Órgão do Mar, um conjunto de tubos e cavidades sob degraus onde as ondas empurram o ar produzindo sons que variam conforme a maré e a força da água.




A foto abaixo é do site Zadar Travel e permite ver a localização dessas atrações.


Daqui saem também passeios de barco e ferries para vários lugares, inclusive para Itália.





A cidade tem vida noturna agitada, possui excelente gastronomia e também é conhecida pelo belo pôr do sol.



No caminho para Zadar passamos por Omis, uma cidade há muito habitada e onde os corsários lutaram contra o domínio veneziano entre os séc. XII e XV; mas fomos até ela pela sua incrível localização entre os penhascos do maciço do Mosor. Uma estrada estreita e cheia de curvas desce até o litoral, infelizmente o dia havia começado com nuvens bem carregadas e quando chegamos a ela começou a chover.






Durante o domínio veneziano era uma cidade militar e marítima e além das montanhas possuía uma muralha e duas fortalezas.

descendo para Omis vemos o mar rodeado pelas montanhas
Logo a chegada avistamos as ruínas de uma das fortalezas.



A cidade encontra-se envolvida pelos penhascos.








Aqui desemboca o Rio Cetina rodeado pelas mesmas montanhas.









Quando achamos um estacionamento e pretendíamos explorar mais a cidade a chuva ficou muito forte e, infelizmente, fomos embora.












Nenhum comentário:

Postar um comentário