“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Nuremberg, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Nuremberg ou Nurnberg é a segunda maior cidade da Baviera e existe desde 1.050 como um núcleo comercial. Em 1.219, sendo uma cidade livre do Sacro Império Romano, tornou-se um centro de arte. No século XX era considerada o berço do Partido Nazista que aqui construiu lugares próprios para desfiles e comícios e também foi o local onde seus líderes foram julgados no histórico Julgamento de Nuremberg.
Seu centro antigo, rodeado por extensas muralhas e torres, é dividido pelo Rio Pegnitz e sofreu grande destruição com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Hoje apresenta uma mistura do antigo e do novo.

de um lado o novo, do outro o antigo

Entramos no centro antigo por um dos seus portões, o Frauentor, tendo ao lado a Dicker Turm, uma torre acrescida no séc. XV, mas obras em frente deixaram- no assim:



Logo ao lado fica a Handwerkerhof, casas com madeirame a vista que vendem artesanato local.



Seguimos pela Konigstrasse e logo vimos um belo edifício, o Mauthalle, um antigo celeiro que hoje é uma loja de departamentos.



Daqui de dentro a Dicker Turm sobressai.



Mais a frente fica a Igreja de São Lourenço, St. Lorenz Kirche.


Construída entre 1.270 e 1.350 no seu belo interior há fotos de como ficou após os bombardeios.




Na praça está a Fonte das Virtudes do séc. XVI.



Próximo ao Rio Pegnitz já avistamos torres do Kaiserburg.



Ao chegar ao rio vê-se um dos principais cartões-postais da cidade, o Heilig-Geist-Spital e seu reflexo nas águas do Pegnitz. O Hospital do Espírito Santo foi fundado em 1.332 e foi um dos maiores construídos na Idade Média, hoje é uma casa de repouso para idosos.



Sem dúvida um dos lugares mais bonitos da cidade, e o outro lado também é gracioso, nem parece estarmos numa grande cidade.



Passando o rio está uma grande praça lotada de barracas de produtos locais e onde se destaca a Frauenkirche com um relógio que apresenta uma procissão de príncipes homenageando o Imperador.





Também na praça chama atenção uma estrutura muito colorida, Schoner Brunnem, uma fonte gótica do séc. XIV. Esta é uma cópia, partes da original ficam no Museu Nacional Germânico.


Saindo da praça em direção ao castelo está a Rathaus renascentista,



e o brasão que adorna uma de suas portas.



Em frente fica a mais antiga das igrejas de Nuremberg, a Kirche St. Sebald.


Finalmente chegamos ao Kaiserburg, um complexo de três castelos, um deles hoje é um albergue.






Daqui avista-se a cidade antiga inteira.





Entramos no pátio do Palácio Imperial com sua torre redonda.




Depois retornamos pelo mesmo caminho e paramos próximo ao rio. Vimos alguns pedintes, mais do que em qualquer outra, o ambiente da cidade não nos encantou assim como a mistura do antigo e do novo, mas ainda tínhamos mais a ver. Começamos o dia seguinte indo até o complexo parcialmente construído pelo Partido Nazista em 1.933. Aqui aconteciam os desfiles e comícios do partido e o projeto previa um Salão de Congresso lembrando o Coliseu, uma grande avenida para desfiles, um campo para pouso de dirigíveis com uma tribuna inspirada no Altar de Pérgamo, um estádio que seria o maior do mundo e outros projetos. Muitos não saíram do papel, outras foram destruídos no pós guerra e hoje o que encontramos foi a tribuna sem os pilares e sem a suástica e o  Salão do Congresso que abriga um museu. O local encontra-se um pouco abandonado e sem nenhuma identificação pois deve ser preservado mas sem estimular a presença de seguidores.

A tribuna que era assim


está assim





saindo contornamos um lago e já avistamos o Salão de Congresso


























Nenhum comentário:

Postar um comentário