“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Beaune, França - França e Espanha 2017

Beaune é uma cidade medieval cercada por muralhas que possui no seu centro antigo um hospital, o Hôtel-Dieu. A Guerra dos Cem Anos ainda acontecia, a cidade estava muito pobre e a maioria dos seus moradores era considerada indigente, foi nesse cenário que Nicolas Rolin, chanceler do Duque da Borgonha, e sua esposa decidem construir um hospital para pobres graças a recursos próprios vindos de suas videiras. Isso ocorreu em 1.443 e o hospital recebeu pacientes até 1.971. Durante todo esse tempo viveu de doações sendo ampliado e recebendo obras de arte tornando-se finalmente um Monumento Histórico.

Se você se encantou com toda essa maravilhosa história espere para ver os detalhes dessa construção magnífica.




Passada a entrada chega-se a um pátio









e no interior a reconstituição do funcionamento do hospital na época inicial.











É impressionante e para quem é da área não tem como não se emocionar imagine então para quem é anestesista ver isto aqui....





O hospital teve tanto sucesso que originou outros e levou a criação da comunidade Hospices de Beaune.

Para mim a cidade já tinha oferecido muito mas ela tem mais, uma vida noturna agitada, muralhas iluminadas a noite além de ser rodeada por videiras grand cru.









Ao lado está a cidade Savigny-les-Beaune onde fica um château que merece uma visita pois possui várias coleções de motos, carros e aviões além de ser um lugar bem agradável e possuir seu próprio vinho.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário