“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cucuron, Lourmarin e Roussilon, França - Sul da França e Suíça 2012


Escolhemos algumas cidades para conhecer no Luberon, uma cadeia de montanhas calcáreas na Provence que delimita uma região com  pequenas e encantadoras cidades e uma área ainda selvagem.

Nossa primeira parada foi em Cucuron, um pequeno vilarejo com suas casas medievais, torres, praças e igrejas, local onde foi filmado "O Bom Ano". Era um domingo de manhã e quase não havia ninguém nas ruas.






Um dos poucos habitantes que encontramos


Nos arredores muitos vinhedos



A seguir passamos por Lourmarin, um pequeno vilarejo onde viveu o escritor Albert Camus. Suas ruas muito estreitas e sinuosas dificultaram nosso acesso, não encontrávamos onde parar o carro e acabamos novamente na estrada, foi quando vimos o chateau, o Castelo Villa Medicis de Provence. Não pudemos conhecê-lo por dentro pois fechava no horário de almoço mas foi dele que tivemos a melhor vista da cidade.  Bastou-nos visitar a cave do chateau onde compramos alguns vinhos locais.....

Lourmarin

Castelo Villa de Medicis

cave

castelo

linda Lourmarin
Fomos então para Roussilon, a cidade ocre. Minerais e óxido de ferro formaram areias em tons vivos usadas já nas pinturas rupestres e Roussilon está construída em cima desses depósitos. Além das casas em tons do amarelo ao vermelho há a trilha do ocre, dois caminhos um de 30 e outro de 50 minutos passando pelas falésias, algumas visíveis da cidade, visual incrível... Encontramos uma lojinha de minerais classificados pelo país de origem como grandes ametistas do Brasil e outros mais raros e caros; aliás vimos outras lojas iguais por todo o sul da França inclusive vendendo pequenos fósseis.


falésias vistas da entrada da cidade
aqui começa a trilha

praça principal

torre do sino e relógio do séc. XIX



diferente tons

lindos detalhes


ruas medievais
verde e ocre ao redor

























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário