“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reims, França - Milão Paris 2008

Da Bélgica fomos para a França na famosa região de Champagne. Escolhemos Reims como nossa base pela sua importância na história e também pela proximidade a várias vinícolas. Foi nosso primeiro contato com a França e confesso termos nos deparado algumas vezes com a "famosa" pouca simpatia dos franceses, nem sempre são suficientes algumas palavras em francês para recebermos um sorriso ou uma tolerância maior com as nossas dificuldades como turistas.

  • Reims: além de várias e famosas marcas de champagne aqui sediadas, a cidade tem importância histórica desde o séc. XI pois era aqui, na Catedral Notre-Dame, que os reis da França eram coroados. Aliás foi nessa catedral que foi coroado Carlos VII, em 1429, coroação assistida por Joana d'Arc.

Catedral Notre-Dame


A catedral é magnífica e imponente com lindos vitrais no seu interior, mas o seu exterior apresenta muitos detalhes. Na fachada oeste há uma rosácea com a virgem cercada pelos apóstolos, o seu lado interno com vitrais ilumina a nave principal da igreja.





Nessa mesma fachada encontra-se a Galeria dos Reis com mais de 2.300 estátuas, 56 de reis franceses. Hoje as estátuas originais encontram-se no museu do Palais du Tau, palácio ao lado da catedral onde o rei passava a noite  anterior a sua coroação que era comemorada num magnífico salão, Salle du Tau, com paredes forradas com tapeçarias.

Galeria dos Reis


Na foto abaixo um detalhe da fachada com um anjo sorrindo de asas abertas, primeira estátua a esquerda.



O Palais du Tau, hoje um museu, apresenta paredes de sua construção medieval, estátuas originais das fachadas e um grande acervo das coroações ali ocorridas.







A cidade possui outros museus e alguns monumentos romanos como a Porte Mars, um arco triunfal da época do Imperador Augusto.
Porte Mars
Abaixo outras fotos da cidade.




  • Épernay: é nesta cidade, muito próxima de Reims, que se encontra a indústria da Champagne e onde pode-se visitar várias caves. Escolhemos a Moet Chandon que, como as outras, apresenta uma visita guiada mostrando a cave, explicando o seu preparo e, geralmente com degustação ao final. São vários e vários túneis com suas garrafas em diferentes fases do processo de fermentação, um verdadeiro labirinto de 28 km.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário