“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Caverna de Postojna e Castelo de Predjama, Eslovênia - Balcãs 2016

A Caverna de Postojna é a atração turística mais visitada da Eslovênia, cerca de 1.500 pessoas por dia. Dormimos em Postojna,há uma pequena distância da caverna, e ainda no Brasil compramos os tickets para o primeiro horário de visita combinado ao ticket do Castelo de Predjama.

A caverna vem sendo formada há mais de 2 milhões de anos pela ação das águas do Rio Pivka, o nível da água foi mudando ao longo do tempo originando uma caverna com vários níveis. São 24 km de túneis subterrâneos com as mais diversas formas de estalactites, estalagmites, colunas e cortinas formadas pela deposição de calcário, destes somente 5 km estão abertos à visitação. Foi descoberta no séc. XIII mas começou a receber turistas a partir de 1.818.



Há uma excelente estrutura com estacionamento (pago), hotel, restaurantes, lojas e banheiros. O lugar é bem bonito e o Rio Pivka é visto antes de se tornar subterrâneo na entrada da caverna.








Os passeios, sempre com guia, são em várias línguas, a separação ocorre na entrada da caverna e cada grupo vai de trenzinho por cerca de 10 minutos até chegar a um grande salão.





A partir daí caminha-se pelas formações, o passeio dura cerca de 90 minutos. A temperatura é constante, cerca de 10°C e há bastante umidade. Cerca de 100 espécies de animais vivem na caverna mas o mais famoso é o Proteus, uma pequena salamandra que pode ser vista num aquário na caverna ou num viveiro ao lado com visita paga de 45 minutos.




















Inicialmente pensamos em conhecer outra caverna, a de Skocjan, mas a menor oferta de horários assim como a duração maior da visita dificultaria a dinâmica do dia, já que depois do castelo ainda iríamos para o litoral conhecer Koper e dormir em Piran.

Daqui seguimos para o Castelo de Predjama, distante cerca de 10 km da caverna. O castelo medieval foi construído no séc. XII no interior de uma caverna, sobre um penhasco de 123 metros.







Fizemos a visita com áudio guia e foi muito interessante, conta a história de sua construção e do seu mais famoso morador, Erasmo, que, jurado de morte, se escondeu no castelo mas acabou sendo morto na única parte possível de ser atingida, o banheiro, que fica fora da construção principal.

o banheiro é a construção mais à esquerda
Nas dependências do castelo há paredes construídas e outras que são a própria rocha deixando o ambiente sempre úmido e frio, foi o preço a pagar pela segurança.


No subterrâneo há um sistema de túneis só conhecido pelos moradores que assim saiam sem serem vistos para trazer água e comida. Um lugar único e fascinante.














Nenhum comentário:

Postar um comentário