“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Albi,França - Sul da França e Suíça 2012

Albi, como outras cidades desta região, é vermelha e sobressai à distância pela imponência de sua catedral, Cathédrale de Sainte-Cécile. Esta é a maior catedral  de tijolos do mundo, seus tijolos foram feitos com a areia retirada do Rio Tarn que a circunda e ainda lhe confere mais brilho.  Sua construção começou em 1265 em homenagem à Cruzada Albigense, sua grandiosidade é uma afirmação da fé cristã sobre a heresia cátara, tudo para diminuir os seres humanos em relação a fé, esse impacto é ainda mais evidente no seu interior com o afresco do Juízo Final. Infelizmente não pudemos conhecê-lo pois a igreja estava sendo preparada para uma festa e estava fechada por três dias.

Catedral de Santa Cecília

Esta grande construção encontra-se no ponto mais alto da cidade, numa praça junto ao Palais de la Berbie. Juntos formavam o sistema defensivo da cidade podendo abrigar 6.000 pessoas. Sua construção em estilo gótico durou dois séculos.







O Palais de la Berbie abriga atualmente um museu com obras de Toulouse-Lautrec que nasceu na cidade. Está ao lado da catedral com lindos jardins. Ambos possuem torres semi circulares lembrando uma fortaleza mas o interior da catedral é ricamente decorado possuindo mais de 2000 m2 de afrescos desenhados por artistas italianos da Bolonha.





A praça onde se localizam tem lojas e restaurantes e as casas nas ruas ao lado mantém o tom avermelhado. É uma praça ampla e bem bonita.



Na saída da praça vamos em direção ao rio e o visual ao redor é magnífico.



Rio Tarn, Pont Vieux e cidade

Ficamos no máximo uma hora mas a cidade nos pareceu muito agradável.

Abaixo uma foto do altar com o afresco do Juízo Final do site da prefeitura de Albi http://www.mairie-albi.fr/patrimoine_mondial/patrimoine/patrimoine.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário