“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Palácio do Sultão 2 - Istambul, Turquia - Terra Santa e Istambul 2012

No primeiro pátio do Palácio Topkapi  ficavam a Casa da Moeda, o hospital, o colégio e a padaria;  hoje abriga além das bilheterias a Haghia Eirene, uma igreja bizantina do séc. VI que nunca foi transformada em mesquita.
primeiro pátio

Haghia Eirene
Na saída um outro belo portão,a Porta Imperial.

Porta Imperial
Vejam só a beleza que se vê já desta porta

Mesquita Azul vista da parte interna da Porta Imperial
Nesta área externa do palácio encontra-se uma linda fonte, Fonte de Ahmet III, com inscrições de poemas que a comparam às fontes do paraíso.

Fonte de Ahmet III
Ao lado da fonte vê-se  partes das muralhas do palácio e um conjunto de casas de madeira, Sogukçesme Sokagi, construídas no séc. XIX e XX são casas otomanas tradicionais em madeira pintada e que levam o nome da  planta que fica a sua frente; nove dessas casas foram transformadas em um hostel de luxo e estão decoradas com mobílias do séc. XIX.

muralhas do palácio
antigas casas de madeira
A região de Sultanahmet está bem próxima, saindo do palácio já se avista a magnífica Mesquita Azul, no caminho há várias lojinhas e serviços, compramos um prato de parede com nossos nomes escritos em caligrafia otomana.

Mesquita Azul

Ao final da rua das casinhas de madeira encontra-se a entrada do Parque Gulhane. Próximo a ela estão o Museu do Antigo Oriente e  o Museu Arqueológico. Há outros museus na cidade como o da Caligrafia, dos Mosaicos, da Arte Islâmica, de Tapetes; tínhamos especial interesse nos museus desta região  pois neles há azulejos do Portão de Ishtar da Babilônia que já havia nos encantado no Museu Pergamon  em Berlim.

azulejos do Portão de Ishitar, Babilônia, séc. V a.C.

























Assinalamos algumas outras preciosidades.

sarcófago

sarcófago de Alexandre com a representação da batalha de Issus

sarcófago das mulheres enlutadas
mosaicos
detalhe de outro sarcófago
 Em frente a entrada do museu fica o Pavilhão Çinili com uma coleção de azulejos e cerâmicas.

Mihrab de Karaman


Para finalizar esta região fomos a Estação Sikerci, inaugurada em 1890 ficou famosa por receber o trem Expresso do Oriente que vinha de Paris, um percurso de 2.900 km feito em 3 dias. Ainda está em funcionamento mas encontrava-se em reforma, mesmo assim pode-se ver detalhes da arquitetura turca: arcos mulçumanos em forma de ferradura,  pedra e azulejos alternados no estilo bizantino e grandes portões recuados.































Nenhum comentário:

Postar um comentário