quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Banos de la Encina, Cazorla e La Iruela, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Entre Córdoba e Granada há cidades importantes como Jaén, Baeza e Úbeda mas queríamos explorar vilarejos, em situações dramáticas se possível, e por isso escolhemos Banos de la Encina, Cazorla e La Iruela.

Banos de la Encina fica próximo a Serra Morena tida como um dos únicos refúgios do lince ibérico e na região da Represa de Rumblar, seu destaque é o Castelo de Burgalimar, com 15 torres foi construído por Alhakén II em 967.

Chegar até o castelo é tranquilo com estacionamento mesmo ao lado.

Tem uma grande estrutura e vários cartazes falando sobre a região além da vista sobre a reserva.

Daqui também se avista a cidade nova com a Ermita de Jesus e o Moinho de Vento de Santo Cristo

mas fomos até lá.

Da Serra Morena fomos para a Serra de Cazorla, 100 km por muitas e muitas oliveiras.

Cazorla é um vilarejo aos pés da serra de mesmo nome com um belo castelo árabe, Castelo de la Yedra.

A cidade é bem graciosa com as montanhas e a Ermita de la Virgem de la Cabeza branquinha no alto.

O centro tem uma igreja em ruínas e é cortado pelo Rio Cerezuelo mas não conseguimos lugar para estacionar por mais que procurássemos e subimos a serra para chegarmos em La Iruela, aqui escolhemos um hotel exatamente abaixo da rocha onde estão as ruínas do castelo árabe e de uma igreja.

O hotel é um resort com quartos avarandados, piscina, sala de jogos, spa, restaurante e além da vista do castelo avista-se a região lotada de oliveiras.

A região oferece muitas atividades de lazer e resolvemos dar uma volta com o carro e logo achamos um mirante

com vistas da serra, de Cazorla e da ermita.

as oliveiras sempre presentes em grande quantidade.

Como o caminho não é circular resolvemos voltar para a cidade e fomos tentar alcançar o castelo.

Chegamos numa região cheia de casas e o castelo lá numa ponta, mais uma vez estacionamento muito difícil...

Por fim desci só eu do carro e me aproximei dele que estava fechado, aliás o horário é ruim pois fecha das 14:00H às 17:00H, uma pena pois há um anfiteatro mas pude ver um pouco dele.

Na volta pudemos ter uma ideia ainda melhor desse lugar incrível, pena o anfiteatro ficar do outro lado.

De noite as luzes e o pôr do sol o tornam ainda mais bonito.

Esta região bem que merecia mais um dia para ser melhor explorada, fica a dica.