sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Orange e Uzes, França - Sul da França e Suíça 2012

Orange foi construída em 105 a.C. pelos romanos e exibe um dos marcos da arquitetura romana, um grande teatro semicircular construído no séc. I d.C. pelo Imperador Augusto para apresentação de peças teatrais e danças e assim difundir a cultura romana. Considerado um dos mais conservados da Europa, apresenta desde 1971 um festival internacional de música com óperas e concertos sinfônicos, Chorégies d'Orange. Quando chegamos a cidade já estava fechado e tivemos que apreciar somente seu exterior. Abaixo uma foto aérea do teatro em dias de festival.

teatro romano em dia de festival - imagem de Les Chorégies
Essa enorme parede posterior de 36 m de altura por 103 m de largura foi considerada por Luís XIV como a mais bela do seu reino. Seu palco era coberto por lajes de mármore e decorado por frisos, estátuas e baixos relevos. Como anfiteatro romano funcionou até 391, quando o Cristianismo se tornou a religião oficial, foi então abandonado e saqueado. As obras de recuperação começaram em 1825.

igreja e teatro
parte externa do teatro

Há também um Arco do Triunfo formado por 3 arcos com cenas de batalha e troféus militares que fica na saída da cidade com destino a Lyon.

Nosso próxima parada era numa outra grande obra da engenharia romana, a Pont du Gard. Esta incrível ponte construída em 3 níveis era parte de um aqueduto romano que levava água de Uzès a Nimes. Provavelmente construída no séc. I a.C. tem 49 m de altura e 275 m de comprimento, é formada por enormes blocos de pedra e deve ter sido usado por 400 a 500 anos. O nível inferior com 7 arcos é uma estrada, o nível médio tem 11 arcos e o superior com 35 arcos é por onde passava a água.

A região onde está foi transformada em um parque com acesso pago, entrada e estacionamento, possuindo restaurantes, lojas e banheiro. Abaixo um mapa do local retirado do site oficial http://www.pontdugard.fr

As fotos não conseguem mostrar a grandiosidade da obra, impressiona....

A seguir fomos para Uzès, há 15 km da Pont du Gard é uma cidade medieval com casas de pedra, lindas praças, um castelo dos Duques e uma torre italiana entre outros atrativos.

Igreja St. Theodorit e Tour Fenestrelle

Tour Fenestrelle

Daqui entramos por ruelas até chegar ao Palácio dos Duques.