“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lucera e Trani - Itália 2015

Lucera foi um povoado romano e dessa época ainda resta o anfiteatro. No séc. XIII, a mando de Frederico II, foi construído seu castelo com grossas muralhas e torres e a cidade foi povoada por 20 mil mulçumanos que em 1300 foram massacrados por Carlos II que construiu o Duomo no local onde ficava a mesquita.

A cidade é grande e o trânsito é caótico. Começamos pelo anfiteatro, entrada paga e igual a tantos outros.


Fomos até a parte mais alta para ver o castelo mas sua fachada está escondida por árvores, só avistamos parte das muralhas e torre além da região.




Preferimos seguir para Trani, um antigo e movimentado porto durante a Idade Média hoje é uma cidade encantadora com sua avenida à beira mar e um lindo centro histórico. Fomos caminhando em direção ao mar




e encontramos de um lado o Castelo Svevo, construído em 1249 por Frederico II para defesa da cidade também foi usado como prisão, sua maior beleza é estar em frente ao mar




e do outro o Duomo, a Catedral de São Nicolau, o Peregrino, construída em 1186. Em estilo românico exibe em sua fachada uma grande rosácea e uma janela com esculturas de animais além de um belo campanário.




Sua porta de bronze foi feita por um artista local.


Seu interior é simples e possui mais de um nível tendo no mais inferior uma cripta com os restos mortais do santo.




O lugar é muito bonito e a luz do final de tarde só aumentava tanta beleza.




Contornando a orla chegamos a marina.









Do outro lado fica um parque, Villa Comunale, e a Igreja de São Domenico com a fachada em obras.












Há muitos bares e restaurantes e continuamos por lá admirando o lugar com diferentes luzes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário