“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 21 de julho de 2013

Cidade Medieval ou Cidade Baixa em Tallinn, Estônia - Rússia e Países Bálticos 2013

 No caminho de Toompea para a cidade baixa





até chegarmos a Via Perna Longa ou Pikk Jalg, por onde iam os cavalos

Perna Longa
e a Via Perna Curta ou Luhike Jalg com escadas por onde iam as pessoas. Aqui há uma porta que era fechada separando as duas partes da cidade.


Perna Curta

Nossa primeira parada na cidade baixa foi na Igreja Niguliste, uma igreja medieval do séc. XIII que foi bombardeada intensamente na II Guerra Mundial e se tornou um museu após as restaurações.






Abaixo a obra prima da igreja, o que sobrou de um friso de 30 metros do séc. XV chamado Dança Macabra onde esqueletos seduzem reis e rainhas para a dança mortal.


Chega-se então a praça principal da cidade baixa, a Praça da Câmara Municipal ou Raekoja Plats local do antigo mercado e onde fica a prefeitura.



Câmara Municipal 
Este é o único edifício gótico do norte da Europa e tem na sua torre octagonal seu grande destaque. Outros destaques são as gárgulas em forma de dragão assim como as algemas para vendedores desonestos e o metro para servir de parâmetro nas vendas.

gárgulas em dragão
Na praça também fica a Farmácia da Câmara Municipal, uma das mais antigas da Europa. Infelizmente estava fechada mas soubemos que daqui saiu a receita original do marzipan que foi criado como um remédio. A praça é lotada de bares, lojas e restaurantes, uns até com muito apelo medieval. O mais famoso é o Olde Hansa das fotos abaixo.



Farmácia
Ao lado da farmácia fica a travessa Saiakang, uma linda viela medieval.


A torre que se vê é da Igreja do Espírito Santo em cuja parede está o relógio mais antigo da cidade, de 1684.

Em frente fica o Grande Grêmio, edifício medieval construído em 1417 por comerciantes alemães, hoje é o Museu da História da Estônia.

Grande Grêmio
Na mesma praça está uma doceira tradicional da cidade, com muitos marzipans, chocolates e o licor típico da cidade, o Vana Tallinn.


Virando esta esquina encontramos a Casa dos Cabeças Negras, edifício do séc. XV onde comerciantes solteiros faziam suas reuniões, só quando casassem podiam frequentar o Grande Grêmio.

Casa dos Cabeças Negras

porta em detalhe

Ao lado fica a Embaixada da Suécia e há outros edifícios muito interessantes.



Há ainda muitos trechos das muralhas que se estendiam por mais de 2 km com 46 torres, um dos locais mais bonitos é o das fotos abaixo com algumas torres próximas.




Para não esquecer a influência alemã na cidade há uma fábrica de cerveja numa das lindas ruas que saem da praça principal.


cardápio sugestivo
São várias as ruas e os edifícios que nos encantam









A cidade se preparava para um show de rock e muitos jovens, principalmente finlandeses, estavam na cidade já que um ferry para cá leva só 25 minutos e o custo de vida é mais baixo do que em Helsinque.












Nenhum comentário:

Postar um comentário