“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Oslo - Escandinávia 2011

Oslo é a mais antiga das capitais escandinavas,  foi fundada em 1048. Ocupa uma grande área, possui muitos parques,  25% de sua população é de imigrantes, principalmente paquistaneses. É a cidade mais cara do mundo e uma das que possui melhor qualidade de vida mas também tem alto índice de mortes por "over dose" e de casos de estupro.
O nosso hotel era bem próximo ao Kongelige Slottet, o Palácio Real onde mora o rei da Noruega. É um palácio construído entre 1825 e 1848. Possui um grande jardim aberto ao público.
Palácio Real

Indo do palácio até a estação central de trens está a Karl Johans Gate, uma rua de pedestres, coração da cidade com muitas lojas, bares e restaurantes. Logo no início está o Teatro Nacional, Nationaltheatret, de 1899.
Teatro Nacional

No final está a estação central de trens chamando a atenção uma escultura de um grande tigre.

Na volta entramos numa outra rua onde fica a catedral de Oslo repleta de flores e faixas em homenagem aos mortos do recente atentado. Essas flores eram removidas com frequência mas mesmo assim a área em volta da igreja estava lotada. O prédio aonde houve a explosão da bomba era bem pertinho mas a área estava isolada e preferimos nem ir até lá.
Catedral de Oslo

Nas margens do fiorde encontramos o antigo e o novo. Há o Castelo Akershus, um prédio medieval construído em 1300 que foi castelo, residência real, foi ocupado pelos nazistas e hoje está praticamente vazio.
Castelo Akershus
E no fiorde encontramos o lindo e moderno  prédio da Ópera e ao lado uma escultura italiana representando icebergs.

Prédio da Ópera
Uma antiga área portuária nessa região foi revitalizada e hoje é o Aker Brygge, um prédio moderno de vidro e aço com vários restaurantes, bares e lojas.

Aker Brygge


Um outro destaque é o Radhus, a prefeitura de Oslo. Inaugurado em 1950 teve sua arquitetura questionada por não ser condizente com o estilo noruegues, mas acabou sendo aceito e hoje é um marco na cidade. É aqui que acontece a cerimônia do Prêmio Nobel da Paz criada por Alfred Nobel, um químico sueco que deixou toda sua fortuna para a entrega anual de cinco prêmios: física, química, medicina, literatura e paz. Somente o prêmio da paz é entregue aqui na prefeitura de Oslo, os demais são entregues em Stadshuset, a prefeitura de Estocolmo.

Radhus
Um outro lindo edifício é o ocupado pelo Parlamento.

Oslo é uma cidade com mais de 50 museus, uma boa parte deles  está na península Bygdoy. Destaco o Vikingsskipshuset que possui tres embarcações vikings do séc. IX encontradas enterradas no fiorde de Oslo e que estão em bom estado de conservação.
Acho que o passeio mais importante na cidade foi o Parque das Esculturas, Vigelandsparken. O norueguês Gustav Vigeland fez moldes de barro e gesso que depois foram transformados em estátuas de bronze, granito e/ou ferro fundido. São 212 esculturas numa área de 32 hectares dividida em 5 setores. O primeiro é a porta de entrada esculpida pelo próprio Vigeland.


Nesse dia estava sendo comemorado 100 anos do início da imigração paquistanesa.

O segundo setor é de esculturas de bronze das quais se destaca "o menino com raiva" que se tornou símbolo de Oslo e que várias vezes sofreu depredações.



O terceiro setor é o da fonte e ao redor desta encontram-se várias esculturas menores mostrando cenas do cotidiano das várias fases da vida.


O quarto setor  apresenta um monolito de 17 metros com 121 figuras humanas entrelaçadas e em vários estágios da vida. Na base do monolito há 36 grupos de figuras representando os ciclos da vida.


O último setor é a roda da vida com as figuras de 4 adultos e de 3 crianças ligadas entre si.



O parque mostra as várias fases da vida e os relacionamentos entre homens, mulheres e crianças. O autor fez questão que todas as esculturas representassem pessoas nuas para que não houvesse uma idéia de tempo ou época.
Na cidade há também uma pista de ski para saltos, a Holmenkollen, lá curtimos uns saltos no simulador...legal



















Nenhum comentário:

Postar um comentário