terça-feira, 27 de junho de 2017

Passau, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Passau fica perto da fronteira austríaca, numa península entre os rios Danúbio e Inn. Habitada desde o período romano foi destruída por incêndios e reconstruída por artistas italianos mas o traçado de suas ruas mantém o padrão medieval, por isso mesmo a melhor vista da cidade se tem de fora dela como mostra esta gravura do meu quarto.

Começamos a andar  em direção à sua Catedral, enorme que domina com suas torres toda a cidade. É a Dom St. Stephan em estilo barroco após um incêndio ter destruído a anterior em estilo gótico.

No caminho praças, fontes, estátuas e recantos.

Até que chegamos ao Rio Danúbio no local das Altes Rathaus do séc. XIV.

Na praça restaurantes com mesinhas ao ar livre e a saída de barcos de turismo.

Do outro lado, construído no alto está o Veste Oberhaus, palácio dos bispos que dominavam a cidade.

Chegou a ser ocupado por Napoleão e depois foi usado como prisão para presos políticos, hoje abriga um museu; ao seu lado há ruínas de um castelo medieval.

No dia seguinte antes de continuarmos a viagem fomos até lá e a vista é maravilhosa.

Em algumas dessas fotos vê-se do outro lado do Rio Inn uma abadia, a Igreja de Peregrinação Mariahilf.

Daqui seguimos para a Áustria, lembrando que para andar de carro no país é necessário comprar a "vignette", um selo que pode ter a duração de um ano, dois meses ou dez dias.