“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Spoleto e Todi - Itália 2015

Spoleto foi fundada pelos úmbrios em 1000 a.C. mas teve seu apogeu como a cidade romana Spoletium, posteriormente foi um ducado lombardo até que em 1354 caiu sob o domínio papal. Toda essa história apresenta-se em diferentes níveis a medida que se sobe a colina na qual foi construída. Desde 2010 a cidade apresenta uma mobilidade alternativa formada por estacionamentos subterrâneos, elevadores e esteiras mecanizadas facilitando o acesso aos pontos turísticos sem o uso do carro.




Passamos por extensas muralhas e paramos num dos estacionamentos, após escadas rolantes e um elevador pegamos as esteiras mecanizadas que possuem 3 paradas, descemos na última. O sistema é muito eficiente mas é lento.





Chegamos a Piazza Campello onde fica a Fontana Masquerone



Contornando a Rocca Albornoz, fortaleza papal construída no séc. XIV, chegamos a incrível Ponte delle Torri, uma ligação entre a montanha Monteluco e a colina Sant'Elia com 230 metros de comprimento e 80 metros de altura que também servia como aqueduto.


Uma construção incrível do séc. XIII que oferece vistas da Rocca e da região.









Esse trajeto pela ponte  faz parte dos caminhos percorridos por São Francisco.

Descendo a colina logo chegamos ao Duomo da cidade, construção do séc. XII numa linda praça em leque.


A cidade tem muito mais mas ainda queríamos conhecer outra cidade da Úmbria, Todi.

Todi foi um povoamento etrusco e depois romano também construído numa colina. O ponto mais alto é a Piazza del Popolo, aqui ainda conseguimos chegar com o carro mas a cidade já apresenta um sistema de mobilidade através de um funicular.


A cidade possui várias portas medievais e antes de entrar por uma delas passamos pela Igreja Santa Maria della Consolazione, construída em 1508 em formato de cruz grega.


Na Piazza del Popolo ficam o Duomo e a Prefeitura além de outros belos palácios.





Ao lado está a Piazza Garibaldi, lotada de carros em volta da estátua do herói.


Daqui avista-se a parte baixa da cidade e a região.





Indo embora conseguimos ter uma visão geral de Todi, muito bela.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário