“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hotel Metropol em Moscou, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013


Chegamos pelo aeroporto Domodedovo onde fomos recebidos pela nossa guia Anna. Nos 35 km até nosso hotel enfrentamos um trânsito caótico quase parando ao se chegar a cidade. Mas nem o trânsito, nem o cansaço conseguiram diminuir o impacto ao se ver o Kremlin, maravilhoso.....

Kremlin e catedrais
Ficamos no Hotel Metropol, hotel construído entre 1899 e 1905 no estilo arquitetura moderna com paredes de painéis cerâmicos e varandas de ferro forjado e  um interior luxuoso com destaque para seu restaurante e  o magnífico teto de vidro pintado. É nesse restaurante que um esplêndido café da manhã é servido ao som de harpa...um luxo.

Hotel Metropol-fachada
painéis e varandas de ferro
interior luxuoso

café da manhã
teto do restaurante
Apesar de toda essa beleza e luxo o motivo que nos fez escolhê-lo foi sua localização, muito próximo a Praça Vermelha, dessa forma pudemos percorrê-la em horários diversos em todos os 5 dias em que lá estivemos. Além disso está rodeado de restaurantes e bares, a sua frente fica o famoso Hotel Bolshoy, galerias de lojas de grifes famosas e o prédio da temida KGB.

restaurantes e bares no caminho do hotel a Praça Vermelha

Teatro Bolshoy

prédio da KGB
lojas de grife
Incrível lembrar que após a Revolução Russa de 1917 o Hotel Metropol deixou de funcionar como tal, sendo nacionalizado em 1918 e servindo como moradia para os oficiais bolchevistas só retornando às suas funções em 1930 e em 1986 foi totalmente restaurado. Outro hotel da mesma época e muito próximo é o Hotel Nacional que também foi usado como moradia para oficiais do partido.




















4 comentários:

  1. Oi Inês. Chiquérrimo o hotel. Está na mesma região onde ficamos em setembro que, por sinal, muito boa, porque deixa a Praça Vermelha há poucos passos. Abraço. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir
  2. Este hotel impressiona, muito bonito, histórico e bem posicionado. Como tudo na Rússia é bem caro mas a localização é estupenda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Inês, quanto tempo levou essa sua viagem à Rússia?

    ResponderExcluir
  4. Fernanda foram 3 dias em Moscou, 2 conhecendo as cidades ao redor e 3 em São Petersburgo.

    ResponderExcluir