quarta-feira, 19 de abril de 2023

Vila Nova do Ceira, Nazaré, São Martinho do Porto, Salir do Porto e Foz do Arelho - Portugal 2023

De Coja iríamos para Nazaré, começar um roteiro pelo litoral, mas descobri um lugar no caminho que parecia encantador, uma cadeia montanhosa entre a Serra do Penedo e a Serra do Buçaco, Cerro da Candosa, ao redor do Rio Ceira formando um desfiladeiro com paredes bem íngremes, o Cabril do Ceira. O acesso é por uma estradinha de terra paralela ao rio, lugar ótimo para nadar e fazer um pic-nic, ainda bem que era fora de temporada e só nós estávamos lá.

Depois fomos para o outro lado do rio, no ponto mais alto do Cerro onde fica o Santuário do Cerro da Candosa mas nem sequer foto eu tirei da igreja pois é na parte posterior que se avista o Rio Ceira cortando a região e foi aqui que construíram um passadiço para poder ver todos os detalhes.

São várias passarelas em diferentes direções e alturas, não fomos em todas mas nem é necessário.

As passarelas descem bastante se aproximando do desfiladeiro, um show de imagens

Passamos por Lousã só para ver a torre do Castelo ao lado de um vale

mas finalmente fomos para Nazaré e a nossa primeira parada foi no Miradouro da Pederneira onde pudemos ver a Praia da Nazaré e ao fundo o Sítio de Nazaré ou seja, seu centro histórico, vemos também o caminho a pé e o teleférico.

Ficamos num hotel no final da Praia da Nazaré e podíamos avistar o comércio, o teleférico e o penhasco onde fica o Sítio.

Apesar de começar uma chuvinha ainda conseguimos avistar o Forte de São Miguel Arcanjo na ponta do penhasco.

Fomos ao Sítio onde fica o Santuário Nossa Senhora de Nazaré ocupando uma grande praça

bem perto está o Miradouro do Suberco com vistas da cidade, sua praia, o teleférico e o caminho para quem vai andando

ficamos com inveja dos moradores dessa casinha...

mais a frente o caminho para o Forte de São Miguel Arcanjo de onde se tem as melhores vistas das famosas ondas de Nazaré que, infelizmente, não estavam acontecendo nesse dia, não fomos até ele, tinha chovido e não nos animamos mas vimos a escultura do Veado Surfista.

Seguindo pelo litoral chegamos rapidinho em São Martinho do Porto e logo avistamos a Duna que fica em Salir do Porto, as duas cidades estão ao redor de uma baía.

A chuva que tinha começado em Nazaré aqui ganhou força deixando o mar bem agitado

mas ainda conseguimos ver a Capela de Santa Ana, construída na ponta de um penhasco de Salir do Porto, logo depois da Duna.

Fomos contornando a baía e rapidamente o tempo melhorou, demos sorte,

chegamos aos passadiços que contornam a baía que em uma ponta tem a capela e na outra um farol

e terminam na Duna

Depois fomos a um miradouro com acesso por uma longa e íngreme escada, até que chegamos

de um lado a cidade de Salir do Porto

do outro a belíssima baía

curiosidade: a região é rural, as casas próximas com gansos, cavalo e cabras nos quintais.

Pegamos novamente o carro e fomos para a Capela de Santa Ana, caminho muito bonito, várias trilhas

até que chegamos, imagina num dia de sol...

Rodamos mais 10 km e chegamos em Foz do Arelho, só para admirar os passadiços que ladeiam a praia

e novamente o tempo fechado