“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Einsiedeln e Saint Gallen, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

No nosso último dia na Suíça visitaríamos cidades cujo destaque são igrejas, estranho pois são estruturas dificilmente lembradas quando falamos do país. A primeira foi Einsiedeln onde fica um mosteiro beneditino com mais de mil anos de história. É um grande mosteiro barroco  cuja história começou com o monge Meinrad em 835.

Diz a lenda que durante a consagração da Virgem Negra houve um milagre e o local passou a ser um centro de peregrinação. Atualmente é o maior centro de peregrinação cristã da Suíça e faz parte do Caminho de Santiago.

Logo à chegada os peregrinos tomam água de um poço com uma estátua da Virgem Maria.



O interior é amplo, decorado com afrescos e muito colorido.




Em lugar de destaque há uma capela com a estátua de madeira da Virgem Negra; a esta estátua do séc. XV atribui-se milagres.


Nossa última parada na Suíça foi em St. Gallen que deve sua origem ao monge Gallus que aqui fundou sua ermida em 612 evoluindo para uma abadia em 747 e acrescida uma biblioteca no séc. IX passando a ser um centro cultural e de aprendizado. Na Idade Média era importante na produção de linho e posteriormente e até os dias de hoje tem nos seus bordados uma de suas riquezas.

Seu centro histórico é fechado para carros e o destaque é o complexo da Catedral, realmente muito grande. Chegamos um pouco tarde e não conseguimos ver seu interior.



As casas ao redor se destacam pelos detalhes.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário