“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Siguenza, Castilla la Mancha - Espanha 2013

Siguenza é mais uma entre as cidades que os cristãos retomaram dos árabes. Estes aqui viveram de 712 a 1123 quando o arcebispo de Toledo a retomou. A partir daí a cidade se tornou episcopal, comandada por bispos e não por nobres, e iniciaram as construções da Catedral, de suas muralhas e do Castelo dos Bispos.

O traçado medieval da cidade foi mantido tendo o castelo como seu guardião. O castelo começou a ser construído em 1123 sobre a fortaleza árabe e serviu como residência dos bispos que dominaram a cidade por sete séculos. Durante a Guerra Civil foi muito danificado e em sua restauração tornou-se um Parador conservando muitos aposentos que podem ser visitados mesmo por não hóspedes.


É um castelo grandioso




Daqui seguimos pelas ruelas medievais até a Plaza Mayor encontrando alguns trechos de muralhas e algumas das cinco portas que restaram como esta, Puerta Portal Mayor.


A Plaza Mayor foi construída no séc. XV com a destruição de trechos de muralhas em frente a Catedral e assim formar um espaço para espetáculos e para o mercado semanal. A praça é retangular tendo de um lado casas de nobres e do outro galerias que terminam na Puerta del Toril, ao Sul uma casa com duas fileiras de galerias, o Palácio de los Deanes, hoje usada como prefeitura e ao Norte a Puerta del Mercado que se abre para a Catedral.

Palácio de los Deanes ao fundo e galerias
galerias e Puerta del Toril
casas de nobres e Palácio de los Deanes
Puerta del Mercado e Torre do Galo
O pórtico da foto acima faz parte do conjunto fortificado da Catedral. A Catedral começou a ser construída logo após a cidade ser tomada pelos cristãos e mais parece uma fortaleza tendo sua fachada principal formada por duas torres.





No seu interior o maior destaque é um sepulcro, o Doncel de Siguenza, uma estátua funerária gótica de Martín Vázquez de Arce, um aristocrata militar do séc. XV. Quando chegamos à Catedral ela estava fechada, hora da "siesta", voltamos mais tarde e no seu interior ficamos sabendo que o doncel só pode ser visitado com serviço guiado cujo horário já estava encerrado. Tivemos que nos contentar com uma foto tirada por fora das grades....

nave principal
Doncel de Siguenza
Tanto a igreja quanto ao castelo são grandiosos e muito melhor visualizados de um mirante encontrado logo após a Puerta del Toril na Plaza Mayor.




Da estrada que sai a partir do mirante pode-se avistar a cidade como um todo.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário