“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Moissac e Lauzerte, França - Sul da França e Suíça 2012

O grande destaque de Moissac é sua abadia, a Abadia de St.-Pierre. Fundada no séc. VII por um monge beneditino foi saqueada por diferentes povos e em 1047 uniu-se ao Mosteiro de Cluny. No séc. XII era o mais importante monastério da região, está no caminho de Compostela e é parte do Patrimônio Mundial.
Localiza-se numa grande praça, numa área de pedestres, muito próxima à outra praça onde se realiza o mercado semanal da cidade. Ficamos em um hotel na praça do mercado que no final da madrugada encontrava-se assim.

praça do mercado e Campanário da abadia ao fundo
Caía uma chuva fininha e enquanto aguardávamos o horário para visitação da abadia fotografamos cada detalhe de sua fachada.
Há dois tipos de construção, uma românica em pedra e outra gótica em tijolos.

Abadia de St.-Pierre

O maior destaque está no portal sul construído entre 1100 a 1300.


Seu tímpano retrata a visão do apocalipse de S. João com Cristo ao centro rodeado pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, tendo abaixo 24 anciãos com coroas de ouro.


lateral do portal sul
Ultrapassando o portal chega-se a um hall com a entrada da igreja.


Um pequeno grupo e sua guia estavam no interior e pudemos conhecê-lo antes do horário da abertura.



Enfim conseguimos comprar os ingressos para conhecer seu famoso claustro tido como um dos mais belos do gênero. São 76 capitéis com motivos diversos e 8 colunas ricamente decoradas.





Abaixo fotos da praça onde fica a abadia.



Em Moissac encontram-se os  Rio Garonne e Tarn apresentando áreas muito bonitas ao redor mas o que é mais surpreendente é a ponte canal, continuação do Canal du Midi. São 356 metros sobre 15 arcos construídos em 1846 com tijolos e pedras brancas que resistiram às cheias do Rio Tarn de 1930. Usada antigamente para transporte comercial hoje é usada para passeios turísticos de barco.


Rio Tarn e parte dos arcos da ponte canal
Conseguimos achar uma escadinha na lateral e conseguimos vê-la melhor.

de um lado

do outro

ponte canal, arcos e Rio Tarn


Nossa próxima parada era em Cahors mas no caminho encontramos uma pequena vila que nos chamou a atenção, era Lauzerte, listada entre as mais belas aldeias da França com suas casas de pedra e janelas em tons pastéis.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário