“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Istambul, Turquia - Terra Santa e Istambul 2012

Quando decidimos fazer a viagem a Terra Santa sabíamos que teríamos que escolher uma cidade para ser escala aérea, entre as diversas possibilidades escolhemos Istambul, cidade na qual passamos um dia num cruzeiro em 2007 e que nos deixou com gostinho de quero mais. Nunca mais esquecemos da linda visão ao chegarmos ao porto, a cidade com seus inúmeros minaretes, a Mesquita Azul, o Museu Sofia, a Torre Gálata, tudo acompanhado pelo som dos muezins, a chamada para orações propagada pelos alto-falantes colocados nos minaretes.
   Istambul é a única cidade do mundo com terras no Ocidente e no Oriente, separadas pelo Estreito de Bósforo que foi uma importante rota comercial do mundo antigo.Além dessa divisão natural pelo estreito existe outra que divide a parte ocidental da cidade que é o Chifre de Ouro, um braço do Mar de Mármara.

Quem quiser conhecer esta linda cidade acompanhada e orientada por uma guia em português pode entrar em contato com a Nathalia Hass, mineira casada com um turco, com formação profissional e que vive já há 20 anos na cidade. Não me utilizei de seus serviços mas tive ótimas recomendações.

Nathalia Haas
istambul@gmx.net
www.business-with-turkey.com



Istambul vista do navio
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Istambul foi fundada no séc. VII a.C. tendo sido dominada por vários povos e apresentando um grande crescimento sob domínios bizantino e otomano. A cidade foi fundada pelo grego Bizas e recebeu o nome de Bizâncio. Em 64 a.C. foi incorporada ao Império Romano do qual tornou-se capital sob domínio do Imperador Constantino, recebendo o nome de Constantinopla; nessa época foi construído o Grande Palácio, às margens do Mar de Mármara no bairro de Sultanahmet, do qual só restam poucas ruínas. Outro importante imperador romano foi Justiniano, nessa época foram construídos a Basílica de Santa Sofia, a igreja Haghia Eirene e aumentado o Grande Palácio. Constantinopla foi a cidade mais rica do mundo cristão por mil anos e foi muitas vezes sitiada por exércitos de várias nacionalidades, resistindo por muito tempo devido a suas muralhas e seu controle marítimo.     
Passou por uma fase de declínio sob domínio dos cruzados e venezianos sendo recuperada para os bizantinos com a ajuda dos genoveses, que estabeleceram uma colônia, Pera, hoje um bairro com o mesmo nome, e assumiram o comércio da cidade que apresentou uma nova fase de crescimento, principalmente cultural. Nessa época  foi adotado como símbolo do brasão imperial a águia de duas cabeças representando o ocidente e o oriente.
Entre 1321 e 1354 passou por uma guerra civil e  Osman I era o  lider dos guerreiros que lutavam pela fé mulçumana na fronteira oriental. Em 1422 o exército otomano atacou as muralhas da cidade e, em 1453, tomou a cidade e iniciou sua reconstrução. É dessa época a construção de várias mesquitas com suas escolas e termas, do Grande Bazar e do Palácio Topkapi. A cidade passou a se chamar Istambul e abrigava mulçumanos, cristãos e judeus. O império otomano apresentou um grande crescimento com o Sultão Suleiman.
Na Primeira Guerra Mundial  Istambul foi ocupada e dividida entre franceses, ingleses, italianos e gregos. A partir daí começa a história moderna da Turquia quando Mustafa Kermal Pasa, conhecido por Ataturk (o pai dos turcos), incentivou a guerra da independência turca, reconquistando seus territórios.  O sultanado foi abolido em 1922 e, em 1923, foi proclamada a república separando religião e Estado, trocando o alfabeto árabe pelo romano e dando direitos políticos e sociais às mulheres.
A Turquia Moderna mudou sua capital para Ancara mas Istambul continua sendo sua maior cidade com 14 milhões de habitantes de maioria islâmica.
Hoje a cidade reflete toda essa diversidade cultural, investiu no turismo apresentando bons hotéis e restaurantes e um bom transporte público e tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados.




4 comentários:

  1. Oi Inês,

    Muito legal seu blog, com informações diversas sobre vários países e culturas tão distintas. Parabéns !

    Um abraço,

    Nathalia
    istambul@gmx.net
    Guia privado em Istambul
    Venha conhecer a Turquia !

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOSA ESSA VISTA DO NAVIO!!!
    Bjos
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que vimos Istambul, nos impressionou muito, tanto que voltamos para conhecê-la melhor. Bjs

      Excluir