“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Gubbio e Fermignano - Itália 2015

Gubbio é uma das cidades  medievais mais bem preservadas da Itália, seu centro antigo com ruelas sinuosas e íngremes possui belos palácios e igrejas. Sua origem é mais antiga tendo sido fundada pelos umbros, os romanos a chamavam de Eugubiu e aqui construíram o segundo teatro mais importante do império mas foi na Idade Média que se formou a cidade de hoje com suas casas e palácios de pedra.

O anfiteatro romano fica fora das muralhas e é daqui que se tem uma vista maravilhosa da cidade, suas muralhas, suas casas e palácios avançando sobre o Monte Ingino.



Deixamos o carro em um dos estacionamentos e entramos na cidade passando pela Igreja de San Domenico.

Igreja de San Domenico
Subimos pela Via dei Consoli com restaurantes, hotéis e lojas vendendo o principal produto da região, as trufas.




passamos pela Fontana dei Matti (fonte dos loucos)



e chegamos a linda Piazza Grande tendo de um lado o Palazzo dei Consoli, construído entre 1332 e 1346 abriga no Museu Cívico as "Sete Tábuas de Gubbio" com inscrições no alfabeto umbro


e do outro lado o Palazzo del Podestà, hoje a prefeitura


Nas laterais lindas casas de pedra de um lado


e do outro a cidade com seus telhados em terracota



A cidade possui elevadores para facilitar o acesso e assim subimos mais um pouco para conhecer o Duomo e o Palazzo Ducale.

Duomo


O Palazzo Ducale, hoje um museu, fica em frente à fachada singela do Duomo, impossível vê-lo daqui, só conseguimos fotografá-lo na cidade como um todo, na foto abaixo é o edifício bem ao centro.


Nessa foto também vemos a Loggia dei Tiratori onde acontecia o mercado de lã. 

Mas o que nos impressionou foi a cidade vista daqui, lindas casas com jardins bem cuidados, comunicações sobre as ruas, tudo muito bonito, juro fiquei com inveja de quem mora lá...



O monumento mais alto é a Basílica de São Ubaldo e há um funicular para chegar até lá.



Entre Urbino e Gubbio um local nos chamou a atenção, Fermignano, com sua torre medieval e uma ponte com três arcos.












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário