“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Périgueux e Saint Émilion, França - Sul da França e Suíça 2012

Estávamos na estrada em direção a Saint Émilion quando vimos uma grande igreja, decidimos ir conhecê-la e almoçar. A igreja era a Catedral Saint Front em Périgueux.


A catedral St-Front fica no alto da cidade e é a maior igreja do sudoeste da França. Foi reformada no séc. XIX por Paul Abadie que acrescentou domos e cones, posteriormente inspirou-se nela para a construção da igreja  Sacré-Coeur em Paris.



Périgueux, uma antiga cidade romana, é atualmente a capital da região. Uma cidade cujo centro antigo, La Cité, possui muitas lojas e pequenos restaurantes, foi num deles que almoçamos. Foi também o único lugar onde vimos um pedinte. Houve também uma mudança nas estradas, agora auto-estradas, e no trânsito; a França rural havia ficado para trás.

Próximo a Saint Émilion já avistamos inúmeros vinhedos e seus châteaus, pois a região é uma das mais importantes produtora de vinhos.


Saint Émilion surgiu no séc. VIII como uma caverna escavada numa rocha pelo eremita Emiliano, posteriormente foi construído um mosteiro e surgiu a cidade. Ainda possui muitas ruas medievais e parte de suas muralhas do séc. XII.





tour du Roy do séc. XIII, parte da defesa da cidade
Na praça principal há uma igreja monolítica que foi escavada na rocha por seguidores de Emiliano. Hoje seu interior está alterado por colunas de sustentação.

igreja monolítica
Há também uma outra igreja, Igreja Colegial, com um lindo claustro.


Mas são as lojas das vinícolas que dominam a cidade.


Seguimos para Bordeaux e escolhemos ficar num hotel bem perto do aeroporto, da cidade só conhecemos sua grande ponte sobre o Rio Garonne , a ponte Aquitânia.

ponte Aquitânia, Bordeaux
No dia seguinte entregamos o carro, havíamos rodado quase 3.000 km, e pegamos nosso voo para Lisboa, onde  teríamos uma escala de 10 horas. Aproveitamos que o metrô agora chega até o aeroporto e fomos para o centro onde almoçamos um delicioso bacalhau na Rua Augusta. O restante do dia foi numa pastelaria da Praça dos Restauradores curtindo uma linda tarde de sol na capital lusitana.



Acabava assim uma viagem que foi maravilhosa.


























































































2 comentários:

  1. Lindo!!!
    Parabéns!!!

    Conheceram essa fábrica de macarrons???

    Bjos
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Não conhecemos mas babamos na vitrine....

    beijos

    ResponderExcluir