“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Monte das Oliveiras, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

O Monte das Oliveiras é a colina atrás da Esplanada das Mesquitas na parte leste de Jerusalém. Entre as muralhas da cidade e a colina encontra-se o Vale de Josafat ou Vale do Quidrom, local que  há muito tempo serve de cemitério pois acredita-se que aqui os mortos ressuscitarão no dia do Juízo Final. São túmulos judeus, cristãos e mulçumanos totalizando mais de 150.000. Há túmulos judeus dos séc. I e II a.C. cravados na rocha, destacando-se o túmulo de Absalão e o túmulo de Zacarias. Não consegui boas fotos dos túmulos pois estávamos sempre dentro do ônibus quando passamos por eles mas indico o site http://prjoseiadrn.blogspot.com.br/2012/05/o-tumulo-de-absalao.html que tem lindas fotos e sua história.

muralhas de Jerusalém e Vale de Josafat



O mapa abaixo mostra a cidade e o que está a sua volta com destaque ao Monte das Oliveiras e ao Monte Sião.


Na foto abaixo vê-se o Monte das Oliveiras com um grande cemitério judeu à direita, a Igreja de Todas as Nações e a Igreja de Santa Maria Madalena com suas cúpulas douradas.


A Igreja de Santa Maria Madalena é uma homenagem do czar Alexandre III à sua mãe, foi construída com típicas cúpulas douradas em forma de cebola.


O Jardim das Oliveiras ou Getsêmani, que significa  prensa do azeite, é o local onde Jesus ia para rezar e onde passou sua ultima noite após a Santa Ceia. Possui várias oliveiras algumas com mais de 2000 anos.

Jardim das Oliveiras com a Igreja  de Todas as Nações ao fundo
A Igreja de Todas as Nações ou Igreja da Agonia está construída sobre uma pedra  sobre a qual, acredita-se, que Jesus teria rezado na sua última noite. A igreja na forma atual  é de 1924 e teve contribuição de 12 nações, suas 12 cúpulas são decoradas com escudos das armas de cada país que contribuiu, inclusive o Brasil. O mosaico central representa a agonia de Jesus e no centro está a rocha da igreja bizantina rodeada por uma coroa de espinhos de ferro. Pode-se ver trechos dos mosaicos da igreja bizantina.

mosaico na nave central com a Agonia de Jesus

cúpula do Brasil

detalhe na cúpula com o brasão nacional

rocha com espinhos de ferro

mosaico da Igreja Bizantina
A fachada da igreja também apresenta um mosaico representando a agonia de Jesus.




Há também a Igreja do Paternoster, onde Jesus teria ensinado o Pai Nosso e a Capela Dominus Flevit, onde Jesus teria chorado. Há também a Mesquita da Ascensão, seria o local da Ascensão de Cristo sendo sagrado para cristãos e mulçumanos e o Túmulo dos Profetas com catacumbas do séc. I d.C.

No Monte das Oliveiras acredita-se estar também o túmulo da Virgem Maria, um santuário subterrâneo em forma de cruz.  Ao lado do exterior do santuário está a Gruta de Getsêmani, seria o local da traição de Judas.

Túmulo da Virgem
É do Monte das Oliveiras que se tem as melhores vistas da cidade antiga o que atrai muitos turistas, alguns camelos para a diversão destes (reprovo!!!) e também alguns batedores de carteira.....



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário