“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cesareia, Israel - Terra Santa e Istambul 2012


  • Cesareia: também conhecida por Cesareia Marítima foi construída no local de um antigo porto fenício pelo Imperador Herodes, o Grande, que a recebeu do Imperador César Augusto sendo seu nome uma homenagem a este. Fundada no séc. I a.C. tornou-se uma das mais esplêndidas cidades da Palestina sendo sua capital por quase 600 anos. Voltou a florescer no séc. XII com a ocupação dos cruzados que também a usaram como porto. No séc. XIII foi destruída pelos mamelucos e seguiu coberta pela areia até ser descoberta em 1940. 
Herodes construiu muralhas, templos, edifícios públicos, teatro, anfiteatro, banheiros e um sistema de drenagem para saneamento, tudo protegido das águas por um dique de 200m de largura. Tudo isso foi construído em pedra calcárea branca e havia várias fontes com águas vindas de colinas há  kilômetros de distância. Dominava a cidade um templo em homenagem a César.

De frente para o mar Herodes construiu um grande palácio cujo local aparece na foto abaixo.



Nessa área encontramos mosaicos, um tanque decorativo, um poço e colunas romanas.



Outro destaque é o Teatro semi circular com capacidade para 3500 pessoas que é usado até hoje.




A foto acima mostra estátuas encontradas na área, todas perderam a cabeça quando da invasão mulçumana que não admite imagens.

Da mesma época é o Hipódromo onde ainda são vistas as arquibancadas.



Outros destaques são suas muralhas e seu aqueduto que trazia água de Carmelo a Cesareia por 17 Km.



Após a morte de Herodes o palácio tornou-se a residência oficial dos governadores romanos, como Poncio  Pilatos, havendo até uma pedra com o nome do imperador e do Tiberium, construído por ele em homenagem ao imperador Tibério, uma cópia já que a original se encontra no museu.


A cidade tem grande importância no Cristianismo pois foi aqui que Pedro converteu o primeiro pagão, o centurião Cornélius. Aqui também foi julgado Paulo, ficando detido por 2 anos antes de ser enviado a Roma. A cidade bizantina era maior do que a romana e o seu anfiteatro abrigou lutas de gladiadores com judeus. Foi capturada pelos mulçumanos em 640 d.C., no séc. XII foi capturada pelos Cruzados, em 1187 foi tomada por Saladino que a perdeu novamente para os Cruzados em 1191. Em 1265 foi tomada pelos mamelucos e destruída em 1291. Essa várias ocupações aparecem nas suas ruínas de diferentes épocas e diferentes estilos.

Na foto aérea tem-se uma idéia melhor da grandiosidade desta cidade tão antiga. ( foto da skyscrapercity )


 Ruínas e história incríveis!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário