“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Catalúnia e suas lindas vilas medievais - Espanha 2013

Nosso destino eram as praias da Costa Brava na Catalúnia e no caminho visitamos as cidades que formam o Triângulo Dourado das vilas medievais da região: Peratallada, Palau Sator e Pals.

Peratallada foi a primeira e a que mais nos encantou. Formada por um labirinto de ruelas do séc. XI preserva seu aspecto medieval e encontra-se muito bem cuidada.

A entrada se faz por muralhas rodeadas por um fosso feito com pedra talhada, daí  seu nome.



Dentro das muralhas ruelas sinuosas desvendam lugares convidativos.






Chega-se a uma praça onde estão o Palácio e o Castelo que com uma muralha tripla defendiam a cidade.

palácio

torre de menagem

torre das horas
À saída uma demonstração do orgulho do povo catalão, sua bandeira, sempre presente.


Há três estacionamentos ao redor das muralhas, em um deles está a Igreja de Sant Esteve do séc. XII-XIII.



Palau Sator está há menos de 3 km de Peratallada e apesar da formação semelhante não possui o mesmo encanto, seu núcleo medieval não está tão preservado.






A última cidade do triângulo é Pals, um conjunto encantador visto da estrada.


Pals também começou com um castelo construído no séc. IX do qual só restou a Torre das Horas, facilmente avistada de todos os lugares. Das muralhas restaram 4 torres.




Sua igreja, Igreja de Sant Pere, reconstruída com pedras do castelo, estava em obras e só pudemos fotografar a sua torre.


Seu conjunto medieval foi restaurado pois a vila foi muito danificada durante a Guerra Civil Espanhola, e é nesse conjunto que a cidade exibe todo seu encanto.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário