“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sognefjord - Escandinávia 2011

Este era o grande dia, iríamos até o porto para embarcar num ferry que faria a travessia do Sognefjord, o maior fiorde do mundo. Todos tentam ficar num bom local para apreciar as lindas paisagens que virão. Apesar de ser verão e ter sol o vento é gelado e quanto mais se navega mais aumenta o frio e muitos se recolhem para a parte interna do ferry, nós permanecemos do lado de fora, quase congelando mas inebriados pela natureza.
nosso ferry


Os fiordes foram formados  por geleiras da Era Glacial, há 12 mil anos atrás o derretimento das geleiras elevou o nível do mar e preencheu os vales profundos originados pela erosão. Sognefjord possui 206 km de comprimento e 1308 m de profundidade.




Paramos nesta vila onde mais pessoas subiram e as gaivotas que por ali estavam começaram a sobrevoar o ferry na esperança de alguém oferecer comida....lindas!!!
O fiorde ora mais largo ora mais estreito nos mostra geleiras, cachoeiras, fendas nas rochas, pequenos vilarejos...encantador!!! Aqui as fotos falam mais do que as palavras....







A parada final é no porto de Gudvangen, bem próximo a estação de Flam, aqui almoçamos e seguimos de trem até Myrdal. Este passeio de 20 km é maravilhoso com vistas do vale e lindas cachoeiras. É feita uma única parada para ver a cachoeira Kjosfossen, todos se aproximam, há  música e de repente se vê uma moça com um vestido esvoaçante dançando, parece uma ilusão, depois ela some para reaparecer, pode ser outra, em uma pedra mais acima....emocionante...mas logo toca um sinal, hora de voltar para o trem mas a cena foi marcante.

Flamsbana linha de trem
informações na cabine em várias línguas


Kjosfossen

A parada final é em Myrdal, de lá seguimos para Bergen, num caminho ao lado do Rio Voss e do Hardangerfjorden.


Hardangerfjorden




















Nenhum comentário:

Postar um comentário