“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 5 de abril de 2022

San Carlos de Bariloche - Argentina 2022

 San Carlos de Bariloche ou, simplesmente, Bariloche é um destino famoso e muito procurado pelos brasileiros no inverno mas também oferece muitas atrações e belezas no verão, só não esperávamos que muitos argentinos tivessem a mesma ideia, a cidade estava lotada, filas nos restaurantes, filas nos postos de gasolina, prateleiras esvaziadas nos supermercado e nas lojas de chocolate, nunca havíamos visto nada igual.

Foram 3 dias na cidade onde a estrela principal é o Lago Nahuel Huapi, um lago de origem glaciar com 557 km2 de superfície, quase todas as atrações estão perto dele ou nas montanhas. E claro que começamos fazendo o mais famoso, Circuito Chico, 65 km contornando o Lago Nahuel Huapi e passando por outros lagos, montanhas, hotéis e pontos panorâmicos. Pode ser feito em qualquer época do ano e é oferecido pelas agências, nós fizemos de carro.

Circuito Chico
Nossa primeira parada foi na Capela de San Eduardo, construída em 1.938 com lindos vitrais.




mas o que adoramos foi a vista, as montanhas ao fundo e o Hotel Llao Llao, o mais famoso, tradicional e antigo hotel de Bariloche.





um maravilhoso cão São Bernardo para fotos

Continuando o circuito a área para golfe do Hotel Llao Llao



as montanhas sempre nos acompanhando


até que chegamos no primeiro mirante, Mirador Cerro Capilla



mais a frente uma ponte, de um lado Bahia López e do outro o Lago Perito Moreno, águas cristalinas e muito vento




Daqui pegamos um desvio para ir na Colonia Suiza, primeiro assentamento europeu da região no final do séc. XIX, no caminho um engarrafamento rsrsrs


O lugar é agradável, bem cuidado, com alguns restaurantes e muitas lojinhas.



Retornamos para estrada e a próxima parada foi numa cervejaria artesanal, Cervejaria Patagonia, um lugar maravilhoso com um salão fechado, espaços abertos e uma vista soberba, adoramos tudo aqui, até as cervejas...

Logo ao lado do estacionamento um mapa


por um belo caminho chegamos ao Jardim Cervecero



mais a frente o Mirador, uma linda vista e um quiosque servindo cervejas e lanches



Por aqui várias mesas e espreguiçadeiras para curtir o lugar e a comida


O salão fechado precisa de reserva mas conseguimos lugar, e melhor, na área do terraço.




Retornando à estrada logo chegamos ao Ponto Panorâmico Circuito Chico, muito concorrido, lindas vistas mesmo num dia nublado.




Retornamos para a cidade e fomos até o Centro Cívico, parte histórica da cidade inaugurado em 1.940, com uma arquitetura típica das regiões montanhosas europeias.




daqui sai a famosa Rua Mitre com muito comércio, primeira rua asfaltada da cidade.


Também fomos até a Catedral Nuestra Senora del Nahuel Huapi


No dia seguinte fomos até o Cerro Catedral, o maior complexo de esportes de neve da América do Sul, uma megaestrutura que pode ser visitada mesmo no verão distante cerca de 19 km da cidade. O dia estava bem mais bonito, ensolarado e já no caminho as montanhas nos acompanhavam.


A primeira parte da subida é por uma cabine fechada e avistamos o lago e arredores


No topo tem restaurante, banheiros e acesso ao teleférico em cabine aberta.



E lá fomos nós, agora em cabines abertas, visual bem melhor mas muito frio e vento.




Lá em cima mais um restaurante com mesinhas ao ar livre e vistas incríveis do lago e arredores




Na descida pudemos ver melhor o lago e a cidade


e também os picos da catedral, mas reconheço que a falta de neve diminui o impacto.



A proposta inicial era conhecer outras montanhas mas ficaria muito caro e decidimos conhecer os arredores, fomos até o Lago Gutiérrez, e ficamos encantados com o lugar, águas cristalinas, barulho de pequenas ondas, rodeado de montanhas, uma maravilha.






Um pouco mais a frente outro lago, o Lago Mascardi




Sabíamos que este era o caminho para o Cerro Tronador e que em cerca de 30 km encontraríamos estradas com horários determinados nos dois sentidos então retornamos.

Nosso último dia na cidade e a proposta inicial era a de conhecer o Cerro Tronador mas a cidade estava lotada e ficamos receosos de irmos para lugares onde você só pode entrar até as 14:00 h e retornar após as 16:00 horas, decidimos fazer novamente o Circuito Chico já que o dia estava muito mais bonito e ensolarado. Pensamos também em subir o Cerro Campanário que fica no caminho mas ao chegarmos próximo ao seu teleférico havia muitos carros parados pela estrada, teríamos que andar mais de 1 km pela estrada e desistimos também; nunca imaginei que iria encontrar a cidade tão lotada...

Mas o lindo dia nos permitiu fotos maravilhosas





e o Ponto Panorâmico Circuito Chico foi para fechar com chave de ouro, magnífico....



 
O dia estava tão claro, o céu tão aberto que até avistamos a Confiteria Giratória do Cerro Campanário, imagina a vista que teríamos de lá, uma pena estar tão lotado...



SHOW!!!






































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário