“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Brasov, Romênia - Grécia e Romênia 2018

Brasov foi fundada em 1.211 por Cavaleiros da Ordem Teutônica mas sua importância começou quando foi povoada por saxões que a fortificaram e a tornaram um importante centro comercial, nessa época era habitada por saxões, húngaros e romenos.

No seu agradável centro antigo tem destaque a praça principal, Piata Sfatului, com uma fonte central rodeada de edifícios históricos, sempre muito movimentada


























e de onde se vê o letreiro hollywoodiano no Monte Tampa cujo acesso é feito por teleférico. É importante lembrar que nele ficava a antiga cidadela de Brasov que foi destruída por Vlad Tepes, olha ele aí de novo, que de quebra mandou empalar vários mercadores no topo do monte.

No centro da praça fica a Casa Sfatului do séc. XIII, antigo prédio da prefeitura que hoje é o Museu de História


e uma Igreja Ortodoxa que nos chamou a atenção e decidimos conhecer seu interior, lindo....




Mas a igreja mais famosa é a Biserica Neagra (Igreja Negra), uma enorme igreja gótica construída pelos alemães entre os séculos XIV e XV e que acabou recebendo esse nome após um incêndio em 1.689. É a maior igreja gótica entre Viena e Istambul.



Do sistema defensivo restaram algumas torres e portões, da Piata Sfatului se avista dois deles, as torres branca e negra, Turnul Alb e Negru, de 1.494.



Há ainda mais 3 torres mas não chegamos até elas. Dos portões dois estão bem próximos, o Portão Katerina de 1.559 construído pela guilda dos alfaiates


e o Portão Schei que era usado como entrada pelos romenos que geralmente moravam fora das muralhas.


Passando por este portão encontramos a Sinagoga


e a rua mais estreita da Europa com 1,3 metros de largura.


Mas muito melhor do que andar por ela é se perder pelas ruas que saem da Piata Sfatului com inúmeros restaurantes, bares e lojas; sem dúvida foi o astral mais legal de todas as cidades que conhecemos no país.



Quando chegávamos em Brasov passamos pela estação de esqui Poiana Brasov, estrada linda com vista da cidade


e quando saíamos vimos a Citadel Brasov, até tentamos acessá-la mas não conseguimos e acabamos por desistir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário