“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Palácio de Catarina em São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Este palácio imperial na cidade de Tsarkoe Selo que significa aldeia do czar, ou Pushkin na época soviética,  está a 25 km do centro de São Petersburgo,  foi construído pela czarina Isabel em 1752 e seu nome é em homenagem a sua mãe, Catarina I. Mas foi outra Catarina, a Grande que o remodelou transformando seus ambientes que eram barrocos em neoclássicos. Também é conhecido por Palácio de Verão.

Antes mesmo de chegarmos à sua entrada vimos um Templo Egípcio, uma excelente "boas vindas".


O palácio e seus jardins ocupam uma área de 200 hectares.



O primeiro impacto é sua fachada com 300 metros de comprimento e decorada com colunas, pilastras, molduras trabalhadas nas janelas e magníficos atlantes.


fachada e cúpulas da Capela Real

Antes mesmo de entrar já se avistam as cúpulas douradas da Capela Real.







Logo a entrada fica a Grande Escadaria onde o branco impera junto com pratos chineses e pinturas no teto.




Por ela chega-se ao Grande Átrio com muitas janelas e espelhos, muito dourado e no teto "O Triunfo da Rússia" pintado por Giuseppe Valeriani.



São várias salas

Sala de Jantar Branca
Sala de Jantar dos Cavaleiros
todas sempre muito ricas nos detalhes, com vários relógios e presentes ganhos além de estufas de porcelana cuja decoração permite ver as roupas da época.



Sala de Jantar Verde, inspirada em Pompéia
Uma das salas mais famosas é a Sala de Âmbar, toda revestida por este material. Os painéis originais haviam sido um presente do Rei da Prússia a Pedro, o Grande mas os que estão na sala hoje são recriações através de fotos já que o material desta sala assim como outros tesouros foram pilhados pelos alemães que aqui ficaram por 900 dias durante o cerco a São Petersburgo, ao saírem ainda destruíram a residência. As fotos abaixo mostram como ficou o palácio.




A Sala de Âmbar não pode ser fotografada, as fotos abaixo são do site oficial do palácio.



O site também oferece vistas panorâmicas do palácio, dos jardins e de todas as salas...
http://www.panoramas.classic-ru.org/

O palácio está rodeado por jardins, os Parque de Alexandre e o Parque de Catarina, neste há construções próximas a um lago central.

portão para os jardins
Galeria Cameron
Pavilhão da Música e Galeria ao fundo
Coluna Chesma decorada com proas de navios
Ponte de Mármore
Banhos Turcos








































Nenhum comentário:

Postar um comentário