“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Toompea ou Cidade Alta em Tallinn, Estônia, Rússia e Países Bálticos

           Após estradas esburacadas e de mão dupla na Rússia, após a burocracia e os pernilongos nas fronteiras entre Rússia e Estônia, finalmente encontramos estradas duplicadas, bem asfaltadas e rodeadas por uma densa mata e veio daí o nosso maior presente, uma fêmea alce chegou a estrada e assustada logo voltou para a mata, tempo suficiente para vê-la mas insuficiente para fotografá-la.
Tallinn é a capital mais antiga do norte da Europa, há relatos já em 1154. Em 1219 foi conquistada pela Dinamarca que aqui construiu uma fortaleza na colina de Toompea, dessa ocupação veio seu nome já que "Taani Linnus" significa fortaleza dinamarquesa. Em 1230 chegaram comerciantes alemães que ocuparam a cidade abaixo da colina separando assim a cidade em Alta ou Toompea e Baixa. Em 1347 os dinamarqueses a venderam para os alemães, nessa época prosperou e passou a fazer parte da Liga Hanseática. A maior parte do que se vê hoje reflete essa época mas há também edifícios da fase mais recente de domínio russo que começou em 1710 com Pedro, o Grande e que também resultou em grande parte de cidadãos de descendência russa.
 Atualmente a Estônia faz parte da União Européia e sente-se mais ligada a Finlândia do que aos outros países bálticos. É o país europeu com maior número de pessoas agnósticas e 70% de seu território é ocupado por florestas.  

Tallinn vista de Toompea

Os edifícios de Toompea ou cidade alta refletem ter sido aqui o local da nobreza e do governo. Quando começamos a subir a colina encontramos a principal fortaleza da cidade, a torre Kiek-in-de-Kok. Na época de sua construção em 1475 era uma das principais torres de artilharia do norte da Europa com 38 metros de altura e paredes com 4 metros de espessura. Hoje é um museu.




Ao lado há um trecho das antigas muralhas que serviram para separar as cidades alta e baixa.



No topo da colina, na praça principal, ficam de uma lado o Castelo e o do outro a Catedral. O Castelo de Toompea que começou como uma fortaleza de madeira em 1219 passou por várias mudanças e vários governos o que acarretou em vários estilos, sendo hoje um edifício de fachada rosa onde fica o Parlamento. Num estilo totalmente diverso a Torre Pikk Hermann com 50 metros de altura fica ao lado do castelo e de um jardim com  vistas para o Mar Báltico.

Castelo de Toompea
torre Pikk Hermann
jardim com vistas para o Mar Báltico
A praça é bonita mas toda atenção se volta para a esplêndida catedral, a Catedral de Alexander Nevsky.

Praça do Castelo
Catedral de Alexander Nevxky



Sem dúvida mais um lindo exemplar de igreja ortodoxa russa mas não é muito querida pelos estonianos já que foi construída a mando do czar Alexandre III, tem o nome de um duque com vitórias na Guerra da Livônia e está sobre o túmulo de um herói popular estoniano, Kalev; por tudo isso quase foi demolida. Infelizmente são proibidas fotos no seu interior. Abaixo uma linda foto do seu interior, autoria de elaintahra do http://www.flickr.com/photos/_elaintahra/

foto de elaintahra
Saímos da praça pela Toom-Kool para chegar na Igreja da Virgem Maria e na esquina encontramos uma escola fundada em 1240.

escola fundada em 1240
A Igreja da Virgem Maria é o templo mais antigo da Estônia, foi construída em madeira em 1240 pelos dinamarqueses. É uma igreja luterana.

Igreja da Virgem Maria
 Dali seguimos para o Mirante de Patkuli com lindas vistas do porto e da cidade baixa.

porto por onde chegam muitos cruzeiros

olha só que lindaaaa
torres defensivas em destaque
Como se não bastasse há um outro mirante, o Mirante de Kohtuotsa com mais fotos de cartão-postal.

aqui com a companhia de uma gaivota
ao fundo prédios modernos, uma mini Manhattan 















































                             

2 comentários:

  1. Oi Inês. Parece que retornei a esta lindíssima cidade que visitamos no ano passado. Parabéns pelas fotos e pelo bom gosto de vocês de terem ido até esta joia de cidade. Forte abraço. narcísio.

    ResponderExcluir
  2. Adoramos essa cidade medieval, o ambiente estava incrível pois haveria um show de rock....

    Abraços e obrigada pela visita

    ResponderExcluir