“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 25 de junho de 2013

Além da Praça Vermelha, Moscou, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Os lugares que conhecemos além da Praça Vermelha:

Catedral do Cristo Salvador: visível da área do Kremlin e a uma pequena distância deste, esta catedral foi construída em homenagem aos mortos da vitória russa sobre as tropas de Napoleão entre os anos de 1839 e 1883, na época sua cúpula era o ponto mais alto da cidade com 103 metros e foi o local da coroação do imperador Alexandre III. Em 1931 foi dinamitada a mando do governo comunista por representar um símbolo do czarismo, havia a intenção de construir no local o "Palácio dos Sovietes" que teria uma torre de 400 metros de altura e no topo desta uma estátua de Lenin de 98 metros. No entanto foi construída uma grande piscina aquecida a céu aberto que perdurou até 1994 quando o patriarcado russo com o apoio do novo governo decidiu reconstruí-la semelhante a original, toda em mármore branco com esculturas em bronze e 5 cúpulas douradas.



detalhe da porta
jardim ao seu redor
dela sai a Ponte Patriarca, de pedestres, sobre o Rio Moscou
Ponte Patriarca sobre o Rio Moscou
melhor vista do Kremlin da ponte
do outro lado o Monumento a Pedro, o Grande e a antiga fábrica de chocolates Red October
O acesso a esta igreja pode ser feito pela estação de metro Kropotkinskaya (Кропоткинская) da linha vermelha, acesso também ao importante Museu Pushkin de Belas Artes que fica em frente a igreja e reúne quadros impressionistas; cruzando a Ponte Patriarca também se chega à Galeria Tetryakov que exibe a arte russa.

Convento Novodevichiy ou Convento das Donzelas: um lindo exemplar de convento fortificado às margens do Rio Moscou fundado em 1524 por S. Basílio para comemorar a tomada de Smolensk dos lituanos. Pedro, o Grande, aqui enclausurou sua meia irmã, a regente Sofia, responsável por construções no local e que aqui ficou até a sua morte. Napoleão teria tentado explodi-lo sem êxito.



Próximo ao convento fica o complexo esportivo usado nas Olimpíadas e o estádio onde houve a festa de encerramento. Há um projeto de demolição e construção de outro mais novo para a Copa do Mundo de 2018.


Montes Pardal: daqui tem-se lindas vistas da cidade e é o local da Universidade Pública de Moscou cujo prédio principal é um dos Sete Irmãos, enormes arranha-céus que combinam elementos barrocos e góticos ao mesmo tempo que se assemelham aos americanos. Construídos entre 1930 e 1950 por Stalin formam um cinturão em volta da parte histórica da cidade e teriam como complemento o Palácio dos Sovietes.  Esses prédios são facilmente avistados de qualquer ponto da cidade e além deste na universidade há dois que são ministérios,dois são  hotéis e dois são residenciais.

Universidade de Moscou
Parque da Vitória: comemora a vitória na II Guerra Mundial ou Guerra Patriótica tendo sido concluído no aniversário de 50 anos de pós guerra. No centro há um obelisco de 142 metros de altura com a deusa Nike no topo e cenas de batalhas esculpidas. Há também um Museu da Guerra e uma avenida principal com fontes que termina num Arco do Triunfo comemorativo da vitória sobre Napoleão em 1812.

Parque da Vitória
Obelisco
detalhe da base S. Jorge matando o dragão
obelisco esculpido
avenida com fontes e Arco do Triunfo
Museu da Guerra
 Rua Arbat: rua de pedestres de uma área antiga que era ocupada por artistas, escritores e intelectuais. Hoje apresenta várias lojas e restaurantes assim como artistas de rua. Acesso pela estação de metro Arbatskaya (Арбатская)  da linha azul claro. Aqui almoçamos num restaurante brasileiro estilo churrascaria, que hoje é comandado por um cubano, serve ótimas carnes mas, como tudo na Rússia, é muito muito caro. Aqui também encontramos matrioskas maravilhosas, verdadeiras obras de arte retratando o Kremlin, assim como um senhor,que mais parecia São Nicolau,  numa pequena porta  dizendo vender as matrioskas mais baratas.








Saímos daqui para retornar ao hotel quando começou a chover e mesmo desconfiando dos taxistas arriscamos, perguntamos quanto custava e o motorista disse que tinha taxímetro, então lá fomos nós. Após cerca de 10 minutos, o espaço de duas estações de metro, o taxímetro marcou absurdos  mais de 3000 rublos, equivalentes a mais de R$200,00; mais uma vez roubados por taxistas .....













































6 comentários:

  1. Oi Inês. Vocês nos transportaram para setembro do ano passado quando lá estivemos. Ótimas recordações. Também fomos roubados, mas em São Petersburgo quando o nosso transfer não apareceu e, de madrugada, pagamos 100 euros para ir do aeroporto até o hotel. Coisas das viagens. Por isso que preferimos viajar de carro, por nossa conta e risco. Ótimas viagens para vocês. Forte abraço. Narcísio e Dirlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recordar é muito bom, mesmo a viagem sendo recente me pego assim frente a algumas fotos, isso é maravilhoso. Acho que deveria haver uma blog a parte sobre roubadas, principalmente as dos taxistas pelo mundo afora.

      Abraços

      Excluir
  2. Que lugar maravilhoso!
    Parabéns pelas fotos! Estão lindas!!!!
    Só uma dúvida ... como vc se comunicava com as pessoas (como o taxista), em que língua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, obrigada.

      Nas áreas mais turísticas fala-se um pouco de inglês e usamos bastante mímica, só não deu para expressar toda a nossa raiva com o taxista mas ele sabia muito bem que estava nos roubando....

      Excluir
  3. hahaha! Malandro tem todo lugar ...
    Agora reparei no papai Noel!!! (Nicolau! )

    ResponderExcluir
  4. Mas parece que todos lá fora são taxistas.....upa foi mal....

    ResponderExcluir