“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Freiberg e Lauf an der Pegnitz, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Saindo de Dresden nossa primeira parada foi em Freiberg, um antigo núcleo mineiro de prata que se tornou cidade em 1.186. Seu centro histórico quase não sofreu danos durante a Segunda Guerra e permanece preservado cercado por torres e parte das muralhas.



Seu castelo, Schloss Freudenstein, foi construído para proteger a "cidade da prata" mas hoje é a "terra mineralia" com a maior mostra de minerais do mundo.




A importância da mineração é tão grande que aqui foi criada em 1.765 a mais antiga Universidade de Mineração e Metalurgia do mundo. Dos seus bancos saíram cientistas que descobriram os elementos químicos Índio e Germânio.

Mas é a praça principal, Obermarkt, que mais nos encantou com suas casinhas coloridas, a Rathaus gótica do séc. XV e a fonte com a estátua do seu fundador.






Passamos  por ruas sinuosas e em outra praça encontramos a Catedral gótica do séc. XV, Dom St. Marien.



Nosso destino final era Nuremberg mas ainda passamos em outra cidade, Lauf an der Pegnitz, encantadora. Existindo desde o séc. XI mantém seu centro histórico preservado, rodeado por muralhas e com dois grandes portões.

Herbrucker Tor

Nurnberger Tor
Entre eles casinhas coloridas muito bem cuidadas e a Rathaus do séc. XIV.




Rathaus

Indo em direção ao Rio Pegnitz encontramos uma ponte coberta que leva ao castelo, Kaiserburg.





Toda região é encantadora e bucólica.




Na cidade encontramos dois brasileiros de Santa Catarina trabalhando numa sorveteria italiana.














Nenhum comentário:

Postar um comentário