“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Porec e Rovinj, Croácia - Balcãs 2016

Rovinj foi a nossa base na Ístria, um porto romano numa ilha que posteriormente foi transformada numa península por um aterro. É uma graciosa cidade com influências venezianas e bizantinas, muitos monumentos são dessas épocas mas o que mais nos agradou foi seu pier com vários restaurantes e lindas vistas do centro antigo.





Ao redor da praça principal ruas com casinhas coloridas



e o Arco de Balbi, um antigo portão da cidade.


Poderíamos entrar no centro antigo por aqui mas preferimos ir ao lado do mar, no caminho bares e restaurantes com vistas incríveis de um lado







e do outro detalhes das antigas construções.



Contornamos a orla e subindo encontramos o ponto mais alto da cidade onde fica a Catedral Santa Eufêmia com sua torre veneziana.




Depois foi só descer e vasculhar as lojinhas...


e logo chegamos à praça principal com a fonte e a Torre do Relógio.



Nosso hotel estava na praça, ao lado do Arco, Hotel Adriatic, e foi um dos marcos nesta viagem. Quarto grande, lindamente decorado, serviço simpático, linda vista e com um serviço de translado para o estacionamento particular com um carrinho elétrico, excelente forma de resolver o acesso ao hotel.



A cidade tem um astral maravilhoso, é muito agradável circular pelo pier e fotografar o centro antigo de várias formas e com várias luzes... foi muito bom...











A outra cidade litorânea que conhecemos foi Porec, uma poderosa cidade romana que também foi ocupada pelos bizantinos e posteriormente pelos venezianos, ou seja, mais uma cidade com fortes influências de muitas culturas o que a torna ainda mais interessante.

Situada numa pequena península suas ruas mantém a estrutura romana com a rua principal, Decamanus, e outras perpendiculares, Cardo. Estacionamos ao lado da praça principal, Slobode Trg, daqui sai a Decamanus, logo no início uma torre das muralhas, hoje um restaurante.


Várias lojas depois chegamos na principal atração da cidade, a Basílica Eufrasiana, igreja bizantina construída no séc. VI com maravilhosos mosaicos.










No caminho entre as duas cidades passamos pelo Canal Limski, também chamado de fiorde tem uma extensão de 9 km e 600 metros de largura com encostas íngremes onde encontram-se cavernas de calcário ocasionalmente habitadas.






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário