segunda-feira, 23 de julho de 2018

Milos, Grécia - Grécia e Romênia 2018

Saímos num voo às 6:40 horas de Santorini, e mesmo fazendo escala em Atenas, antes das 10:00 horas já estávamos no nosso hotel em Milos. São 3 as cidades mais procuradas para se hospedar em Milos: Adamas: com uma boa praia, local onde fica o porto, muita oferta de bares e restaurantes, Pollonia: também tem boas praias, boa oferta de restaurantes e praias exóticas próximas e Plaka: capital da ilha, longe da praia, muitas subidas e lugares históricos. Acabamos por decidir por Pollonia pois foi lá que achamos um hotel de frente para o mar.

Tínhamos esta vista da varanda do quarto

À frente do hotel havia muitas pedras mas logo ao lado o mar era acessível.

De dia mar e à noitinha este espetáculo...

Esse foi o pôr do sol do primeiro dia que estava nublado, no dia seguinte bem mais aberto foi assim.

Também aproveitamos bem  a vila central de Pollonia com sua praia, seus bares e restaurantes e muuuuuuitos gatos.

Foram 3 dias rodando pela ilha para conhecer suas praias, muitas de difícil acesso mas de rara beleza. Próximas a Pollonia conhecemos

Papafragas: uma pequena faixa de areia com muitas cavernas ao redor

Um pouco mais a frente há um estacionamento e pudemos explorar mais desta praia na caverna

Lá no alto do penhasco avistamos esta outra praia

Pachena: uma faixa de areia maior mas sem infra estrutura, sombra só pelas poucas árvores

Alogomandra: bela enseada cercada por enormes pedras, fica na vila pesqueira Agios Konstantinos

A seguir belíssimas praias e vilas pesqueiras charmosas já mais distante de Pollonia

Mytakas: pequeno vilarejo

Sarakiniko: sem dúvida a que mais nos impressionou. Há um estacionamento com alguns quiosques e daqui começamos a caminhar sobre uma superfície quase lunar, grandes rochas longitudinais, em cor branco brilhante, sobre o mar, com buracos de erosão pelo vento e pela água. Lugar único, inesquecível; foram muitas fotos...

Só então começamos a ver uma pequena faixa de areia.

Mandrakia: pequena vila de pescadores, muito charmosa e somente a 4km de Plaka

Fyropotamos: outra vila de pescadores com uma pequena praia, apesar das pedras nadamos tranquilamente

Quando saímos da água fomos explorar  perto da igreja e vimos a praia do alto

mas o mais impressionante são os rochedos

Do outro lado da ilha visitamos

Fyriplaka: numa região muito bonita com oferta de cadeira e guarda-sol, difícil acesso

Tsigrado: esta é a campeã do acesso difícil, é feito por uma corda, lugar muito bonito

Provatas: a de acesso mais fácil com boa infra estrutura

Há muitas outras de acesso só por barco como é o caso de Kleftiko, conhecida como a praia dos piratas que encanta pela paisagem de enormes pedras sobre o mar e suas cavernas. Em Milos não fizemos um passeio de barco.

Também passamos por Plaka mas não chegamos a explorar o centro histórico, preferimos visitar o Teatro Antigo, uma região alta com lindas vistas.

Adamas é a principal cidade, onde fica o porto e o maior comércio, também tem boas praias com infra estrutura.

Em Milos ainda há uma área muito grande que não possui boas estradas e, por isso, não existe serviço das locadoras. Em toda a ilha há tráfego pesado de caminhões já que a principal atividade econômica da ilha é a extração de minerais. Chegamos a passar pela região.