“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 12 de junho de 2016

Koper e Piran, Eslovênia - Balcãs 2016

Após conhecer as cavernas e o castelo nosso último dia na Eslovênia terminaria no seu pequeno litoral. Inicialmente passamos por Koper, a maior e com o mais importante porto. Nosso objetivo era conhecer seu centro medieval, basicamente a praça principal, com o Palácio Belgramoni Tacco, hoje um museu, e a Catedral de Assunção.








 Era um sábado lindo e muitos aproveitavam para passear e descansar perto do mar.





Em decorrência disso demoramos um pouco para chegar em Piran pois as estradas estavam lotadas. Piran possui um centro medieval encantador e bem preservado e por encontrar-se numa península estreita seu acesso é complicado. Há estacionamento ao lado do mar mas as vagas não são suficientes para todos que a visitam, principalmente num sábado de sol; mas há um grande edifício com 7 andares só de garagem e um ônibus frequente que circula entre ele e o centrinho; dessa forma conseguimos ficar num hotel bem central e de frente para o mar e esta era a vista que tínhamos.



O ônibus chega ao lado da principal praça da cidade onde fica a estátua do compositor Giuseppe Tartini.






O "leão de Veneza" no palácio assim como a torre mostram a influência da cultura veneziana e nos dias de hoje há várias barracas vendendo produtos italianos.
A Catedral em estilo barroco está no alto do morro, ao lado da torre, e fomos até ela.



Mas o que há de melhor aqui são as vistas, fabulosas do mar, da cidade, das muralhas.







Descemos pelo outro lado indo em direção ao mar onde há muitos barzinhos e restaurantes, ehhh lugar bonito...






Contornando a orla passamos pela Igreja St Klement e chegamos na rua onde estava o nosso hotel.








E foi lá, de frente para o mar, que ficamos vendo o movimento e esperando o pôr do sol.









Foi um final de tarde muito agradável, era a nossa despedida deste pequeno e magnífico país, a Eslovênia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário