“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cidades fortificadas da Ístria, Croácia - Eslovênia 2016

Depois de um lindo e proveitoso sábado de sol deixávamos a Eslovênia num domingo chuvoso. Em menos de 20 minutos chegamos à fronteira com a Croácia, o caminho estava livre e logo fomos liberados, somente apresentamos os passaportes.

A Ístria é uma região da Croácia que ficou muito tempo sob domínio romano, veneziano e austríaco, suas influências são vistas em várias cidades, muitas têm dois nomes oficiais, um em croata e o outro em italiano. Ficamos tres dias sendo duas noites em Rovinj e uma em Opatija, ambas cidades litorâneas. Fora do litoral predominam vilarejos fortificados sendo uma região famosa por suas trufas, azeite e vinho.

Logo ao cruzarmos a fronteira avistamos Buje, antiga cidade romana que preserva suas ruelas medievais e fortificações. A vimos só de longe, o dia chuvoso não estava convidativo para subidas.

Buje



Praticamente ao lado fica Groznjan, uma cidade veneziana fortificada do séc. XIV e que hoje abriga muitos artistas. A cidade estava quase deserta, mas suas ruas e casas de pedra apresentam-se bem conservadas.





Do alto vê-se a bela região com muito verde e neste dia muita neblina também.



A próxima e talvez a mais famosa foi Motovun que domina uma área de vinhedos e mata estando no alto de uma íngreme montanha mas para chegar lá seriam 1052 degraus, resultado a contemplamos só de baixo, aliás isso aconteceu na maioria das cidades fortificadas que visitamos pois raramente o interior da cidade é mais bonito do que vê-la no alto além de bem menos cansativo.









Daqui seguimos para Porec e Rovinj, cidades litorâneas sobre as quais falo no próximo post. Dormimos em Rovinj e o dia seguinte também foi para explorar outras pequenas cidades no interior da região. Começamos por Draguc e aqui nos chamou a atenção o cemitério construído à frente da cidade, fato que observamos em muitas das cidades pelas quais passamos. A cidade é minúscula e no alto, rodeada de muito verde.









É muito agradável andar por esta bela região.







Até que chegamos em Buzet, cidade que hoje é famosa por suas trufas mas também possui um forte romano e muralhas.



Nesta chegamos a subir de carro, passamos pelo portão das muralhas, admiramos a vista e descemos.


É mais bonita vista assim, de longe.



A próxima foi a cidade que recebeu o título de "a menor cidade do mundo", Hum, uma gracinha com suas muralhas e torres.











Belos caminhos depois






chegamos em Boljun com um castelo em ruínas.



A próxima parada foi para ver algo diferente, um abismo de 100 metros de profundidade e 20 de largura. Um forte construído no séc. IX em um dos lados do rochedo com 130 metros de altura originou a cidade de Pazin. Este abismo teria inspirado Dante na "Divina Comédia" para descrever o Portão do Inferno.





Nos surpreendemos com Svetvincenat cuja praça principal é considerada uma das mais bonitas da Ístria com seu castelo e muralhas bem preservados, o local é imponente.







Perto daqui ficam as impressionantes ruínas de Dvigrad, aqui no ano 1000 dois castelos foram construídos e protegidos por uma muralha oval e uma pequena aldeia ali surgiu. Foi atacada e saqueada mais de uma vez mas foi uma epidemia de malária que no séc. XVII dizimou seus habitantes, desde então nunca mais foi habitada.






Subindo por uma pequena estrada pudemos avistá-la do alto, entender melhor o seu formato e seu antigo esplendor.

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário