“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Toledo a magnífica, Castilla la Mancha - Espanha 2013

Em 2005 passamos por Toledo e em algumas horas visitamos seus principais monumentos mas o clima medieval da cidade, suas espadas, suas pontes nos fizeram voltar, queríamos conhecê-la melhor. Para isso ficamos num hotel bem central, próximo a Catedral, só que chegar até ele foi uma aventura, ruas íngremes muito estreitas e com curvas fechadas.

Construída numa colina tendo ao redor o Rio Tejo, o mesmo de Lisboa, foi ocupada pelos romanos que a chamavam de Toletum, depois foi capital dos visigodos, os árabes construíram sua muralha e o Alcázar. Quando foi reconquistada o Rei Alfonso VI permitiu a convivência das três etnias, árabes, judeus e cristãos dando início a sua fase mais próspera.


Do nosso quarto víamos a linda Catedral, construída em 1226 no local de uma antiga igreja visigoda que também havia servido como mesquita quando da ocupação pelos árabes. Desta vez não visitamos seu interior mas é uma das igrejas mais bonitas que conheci.


Há várias portas de acesso. A fachada principal com 3 portas  localiza-se numa praça onde também ficam a Prefeitura e o Palácio Arquiepiscopal.


 Nesta fachada está a Torre Campanário com 92 metros de altura, visível de vários locais da cidade.


prefeitura
Palácio Arquiepiscopal
Além das portas da  fachada principal há outras duas, a Porta do Relógio e a Porta dos Leões.

Saindo da praça caminhamos por uma rua só de comércio, a Calle del Comercio, até chegar a Praça de Zocodover, a praça mais animada da cidade que manteve o nome do mercado árabe que aqui se realizava. Rodeada por belos edifícios possui vários restaurantes e daqui saem os ônibus e trens turísticos.

Calle del Comercio
Praça de Zocodover

Desta parte mais alta da cidade saem ruas íngremes em direção às muralhas e como o calor era intenso resolvemos fazer o passeio do trenzinho. Saindo da praça o trem passa pelo Alcázar e em seguida desce para as muralhas e saídas da cidade. Como não há janelas quem fica próximo às portas consegue boas fotografias, não era o nosso caso. Já pensávamos em repetir o passeio quando o trem pára do lado de fora das muralhas num mirante. Daqui se avista Toledo como um todo, uma vista panorâmica muito bonita, a mais bonita que se pode ter da cidade.

Catedral, Alcázar e Rio Tejo
O Alcázar abriga atualmente o Museu do Exército e a Biblioteca mas existe desde a ocupação romana tendo uma história política atribulada. Sofreu vários incêndios, foi usado como prisão e quartel e foi sede da Infantaria.


No dia seguinte pela manhã enfrentamos as ruas em direção às muralhas. São várias as portas da cidade, começamos pela Porta de Alcântara construída no séc. X. Saímos da Praça de Zocodover por um arco estilo árabe e logo encontramos a estátua de Miguel de Cervantes.



No caminho o Museu de Santa Cruz, antigo Hospital de Santa Cruz que além da fachada  possui quadros de El Greco.

Ainda do alto vemos a porta e ao fundo o Castelo de São Servando, construído em 1088 inicialmente como um mosteiro acabou sendo usado como uma fortaleza para defesa da cidade devido a sua localização. Hoje abriga a Academia da Infantaria.


Por esta porta entravam as pessoas e as mercadorias durante a Idade Média.






Da Ponte de Alcântara, a mais antiga da cidade, têm-se lindas vistas do Rio Tejo, das muralhas e da cidade.




Íamos conhecer as outras portas mas o trajeto pelo lado de fora das muralhas é muito maior assim subimos em direção a praça. Como as subidas são bem difíceis há escadas rolantes em alguns pontos mas desta porta chegamos a um estacionamento e subimos de elevador, ufa....

De lá avistamos a Porta Nova de Bisagra e trechos de muralhas.


A Porta Nova de Bisagra é uma porta monumental do séc. XI. Situa-se numa praça de grande movimento e é a principal entrada da cidade.



Próximo a ela está a Porta Velha de Bisagra ou Porta de Alfonso VI pois foi por ela que o rei entrou para reconquistar a cidade. Era a principal porta da cidade quando da ocupação árabe.


Depois há a Porta do Cambrón, de origem árabe está muito modificada e é a única por onde passam veículos.





Bem próximo está a Ponte de San Martin, magnífica. São 5 arcos e duas torres, uma do séc. XIII e outra, próxima a muralha, do séc. XVI.

porta do séc. XIII

um corintiano louco na ponte
porta do séc. XVI tendo ao fundo o Monastério de San Juan de los Reyes
saindo da cidade pela ponte

Daqui também tem-se lindas vistas da cidade, não só da cidade pois a ponte também é muito bonita.








A última é a Porta do Sol que se encontra subindo a cidade em direção a praça e é formada por um duplo arco árabe e duas torres.



Na viagem anterior tínhamos visitado o interior da Catedral, da Sinagoga e do Monastério, todos maravilhosos e desta vez preferimos curtir suas ruelas, portas e pontes, também maravilhosas.
Toledo sempre foi famosa por sua produção de aço e até hoje é importante na fabricação de espadas e facas.

Daqui seguimos para Madrid, ficamos num hotel próximo ao aeroporto e fomos de metro e trem, com um bilhete único, para o centro da cidade. Lá almoçamos no Museu do Jamon e nos despedimos desta incrível viagem pelos vilarejos da Espanha.






























4 comentários:

  1. ¿Está bueno el jamón?
    Parece que está muy bueno.

    Una ciudad muy bonita "Fantástico reportaje"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Albert o jamon estava ótimo, a viagem a seu país foi maravilhosa....
      Abraços

      Excluir
  2. ¿Ya están haciendo la lista para las vacaciones de este año?
    Les invito a que pasen las vacaciones aquí en Cataluña.
    Yo conozco lugares que les gustaría mucho y está todo muy bien de precio.

    Saludos Albert

    ResponderExcluir

  3. Oi Albert, muito obrigada pelo convite, mas este ano vamos para caminhos novos, Grã-Bretanha, mas a Espanha sempre nos seduz pelas lindas paisagens e magnífica comida...

    ResponderExcluir