“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Riquewihr, Ribeauvillé, Hunawihr e Bergheim, França - Floresta Negra e Alsácia 2014

São muitas as cidades da Rota do Vinho, geralmente pequenas vilas cercadas por vinhedos; muitas são chamadas de Ville Fleurie (cidade florida) enquanto outras estão entre Les plus beaux villages (as mais belas cidades). Escolhemos algumas delas, um castelo e um mosteiro, fizemos a rota em um dia saindo de Colmar em direção a Estrasburgo.

Riquewihr é a vila mais visitada da França, cerca de dois milhões de turistas por ano. Entre os vinhedos a avistamos ainda envolta pela neblina.


Paramos próximo ao Hotel de Ville, a prefeitura, daqui sai a rua principal, Rua Charles de Gaulle, com muitas lojas, restaurantes e hotéis construídos em casas do séc. XVI, época em que a cidade teve seu apogeu econômico.





Alguns detalhes curiosos outros encantadores





A rua termina numa torre, Torre Dolder, parte das fortificações do séc. XIII.



Passando pela torre encontramos trechos da muralha dupla e vinhedos



Retornamos pela mesma rua observando os detalhes em cada esquina, em cada canto




Ribeauvillé está a menos de 5 km de Riquewihr


Logo na entrada há um belo jardim e ao lado um estacionamento que serve de parada para o trenzinho turístico que percorre a cidade e os vinhedos ao redor chegando até Hunawihr. Como esta cidade é maior e sua rua principal é bem íngreme optamos por ele, vimos muito mais do que se fossemos a pé mas as fotos não ficaram tão boas.





Igreja St Grégorie le Grand
 No caminho uma torre medieval Torre des Bouchers, torre dos açougueiros, ao lado trechos das muralhas.
nosso trenzinho passando pela torre medieval

Place de la Sinne e lindas casas em enxaimel



O dia estava muito nublado e não conseguimos ver as ruínas dos três castelos ao redor da cidade.
Os vinhedos ocupam uma grande área e entre eles, já em Hunawihr, há uma igreja fortificada, Igreja de St Jacques le Majeur. Essa igreja  era usada tanto pelos católicos quanto pelos protestantes e ao seu redor há um cemitério para os protestantes enquanto que o cemitério católico fica no seu interior.




Mais 4 km e chegamos em Bergheim, mais uma Ville Fleurie com lindas casas e fontes e que conservou suas muralhas e torres como mostra a foto aérea abaixo.



Entramos por uma de suas torres e percorremos algumas ruas; nesta cidade fizemos um percurso rápido de carro.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário