“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Minho e Cidade do Porto - Portugal e Espanha 2011


  • Valença do Minho: esta cidade fronteiriça com a Espanha apresenta um centro histórico protegido por uma muralha dupla em formato de estrela porém no interior  quase só há comércio.
muralhas duplas em formato de estrela






Fomos margeando o Rio Minho que separa Espanha de Portugal.
Rio Minho

  •  Caminha:  esta cidade já teve um porto importante, hoje dele saem ferryboats para a Espanha que é avistada do outro lado do rio. Na praça principal encontram-se a Torre do Relógio, antigo portão das muralhas, o Paço do Concelho do séc. XVII e o Solar dos Pitas do séc. XV com janelas manuelinas.
Torre do Relógio
praça principal
Solar dos Pitas
Paço do Concelho

  •  Viana do Castelo: esta linda cidade também já teve um porto importante para o comércio e para as navegações. Sua praça principal é a Praça da República com uma fonte renascentista rodeada por lindos edifícios.
Praça da República
Paço do Concelho com o brasão de D. João III
Edifício Misericórdia com cariátides suportando os arcos
Capela das Malheiras em estilo rococó
 Do centro sai um funicular para o Monte de Santa Luzia, lá se encontram a basílica de 1926 que é uma réplica da Sacré Coeur de Paris, uma pousada e maravilhosas vistas.

Basílica
vistas

  • Ponte de Lima: adoramos esta cidade, uma praça com bares e lojas, uma grande ponte romana e uma igrejinha branca ao fundo, visual encantador no fim de tarde. Pena a foto não corresponder a beleza do local. O nome é referência ao Rio Lima.

  • Ponte da Barca: muito semelhante a anterior, só que ao fim da ponte além da igreja está a cidade. O nome é porque a ponte substituiu a barca que transportava as pessoas pelo Rio Lima.


  •  Amares: decidimos por dormir nesta cidade devido a linda Pousada de Santa Maria do Bouro. A pousada é um mosteiro do séc. XII restaurado que apresenta ambientes amplos e austeros. O que mais nos impressionou foi a antiga cozinha que agora é o local do restaurante, mas o claustro e os detalhes da construção são belíssimos.
Pousada de Santa Maria do Bouro
vista do nosso quarto
restaurante
claustro
  • Parque Peneda-Gerês: este é um grande parque que chega até a fronteira espanhola, passamos pela região de Vilarinho das Furnas, onde o Rio Homem foi represado.


  • Amarante: esta cidade fica na Região do Douro mas acabamos por conhecê-la antes de chegar em Guimarães. Começou como um assentamento em 306 aC e foi destruida num incêndio em  1809. Destaco a Ponte de São Gonçalo construida no local de uma ponte romana sobre o Rio Tâmega que leva a Igreja de São Gonçalo do séc. XVI. Nas margens do rio encontram-se restaurantes e belas mansões. A cidade é muito bonita.
ponte com a igreja ao fundo
Rio Tâmega
claustro da igreja

  • Guimarães: nesta cidade ficamos novamente num hotel pertencente à rede Pousadas de Portugal, Pousada de Santa Marinha, um pouco distante do centro da cidade mas com ambientes lindos. Esta construção do séc. IX já foi um mosteiro, uma universidade, propriedade particular e, finalmente, propriedade estatal.
igreja da pousada
claustro
antiga cocheira
azujejos em destaque
lindos ambientes internos


Guimarães é considerada o berço de Portugal pois foi escolhida como capital do país pelo primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques em 1139. Seu castelo, onde teria nascido Afonso Henriques, possui o brasão português e na capela de São Miguel, no interior do castelo, está a pia onde foi batizado.

Castelo
 Próximo as castelo está o Paço dos Duques, construido no séc. XV pelo primeiro duque de Bragança, Dom Afonso, posteriormente (1933)  foi residência oficial de Salazar.
Paço dos Duques
Monumento a Afonso Henrique
O Largo da Oliveira é a praça principal do centro, nela está a igreja Nossa Senhora de Oliveira com uma torre manuelina de 1515. Na frente da igreja encontra-se o Padrão do Salado, santuário gótico do séc. XIV com uma cruz ao centro. Do largo sai a Rua de Santa Maria com casas de pedra e estátuas.

Largo da Oliveira
antigo Paço do Concelho
Padrão do Salado
 Próximo a cidade encontra-se o Santuário da Penha, acesso por carro ou teleférico.
Santuário de Penha
 A 15 km da cidade encontra-se a Citânia de Briteiros que é um sítio arqueológico da Idade da  Pedra descoberto em 1875. É o resto de um povoado celta que foi usado por romanos também com casas em ruínas, cisternas, ruas, esgotos e aquedutos.


casa reconstruida
  •  Braga: antes de chegar a cidade paramos no Santuário Bom Jesus do Monte. Na parte inferior da sua escadaria encontra-se a Via Crucis com 14 capelas encenando as cenas da Paixão. Depois há a escadaria dos Cinco Sentidos com fontes e estátuas. A escadaria final é a das Tres Virtudes com a Igreja de Bom Jesus, hotéis, um café e um lago, daqui se tem lindas vistas da cidade de Braga. O acesso pode ser  por carro ou funicular.
Santuário Bom Jesus do Monte



Em Braga ficamos num hotel familiar que recomendamos muito, Hotel Bracara Augusta, fica muito próximo a área de pedestres do centro e com estacionamento em frente ao hotel. Possui bons quartos, ficamos num grande de frente para a rua, o atendimento é maravilhoso, café da manhã muito bom também e com um excelente restaurante.

frente do hotel
imediações do hotel
Bracara Augusta foi o nome da cidade de Braga nos tempos romanos, é a principal cidade da região do Minho e tem uma grande importância na vida religiosa do país. Destaca-se no centro a Sé que foi construida no séc. XI e já sofreu várias alterações. No pátio e no claustro encontram-se capelas, a mais importante é a Capela dos Reis com os túmulos de Henrique de Borgonha e sua esposa, fundadores da igreja. Estávamos há algumas semanas da Páscoa e a cidade, assim como a Sé, já apresentava decoração alusiva a data.

Sé fachada
claustro

Outras maravilhas da cidade:
igreja do Hospital São Marcos
Largo do Paço
Largo de São Paulo
Praça da República
Bom Jesus do Monte avistado da Praça da República, com zoom
Torre de Menagem, única torre de fortificação que restou, séc. XIV
Jardim de Santa Bárbara e o Paço Episcopal ao fundo
Arco da Porta Nova
Há 4 km de Braga está o Mosteiro de Tibães, séc. XI, jardins e claustro dos monges beneditinos.
Cruzeiro Valbom no caminho para o mosteiro
Mosteiro de Tibães
claustro



A 6 km de Braga está o Santuário de Sameiro construido em 1863, segundo maior santuário mariano, só perdendo para Fátima. Apresenta lindas vistas da cidade.

Santuário de Sameiro


  • Barcelos: é dela a origem do símbolo de Portugal, o galo. É uma linda cidade  que já foi um assentamento romano e que cresceu em volta do Rio Cavado. Encontram-se galos de várias cores e tamanhos espalhados por todo o centro.
símbolo de Portugal
Igreja de Bom Jesus da Cruz
Largo da Porta Nova
antigo Paço hoje museu
Rio Cavado
  • Porto: começou como um forte romano (Portus Cale) devido ao uso do Rio Douro como rota comercial, foi invadida por mouros que foram expulsos no séc. XI, cresceu nos séc. XV e XVI com a riqueza da era dos descobrimentos,depois tornou-se importante rota comercial de vinhos com a Inglaterra, é a segunda maior cidade de Portugal.
Falar da cidade do Porto é falar do vinho do Porto que é produzido na região do Douro sendo transportado pelo Rio Douro até a cidade, daqui é exportado. Esse transporte era feito por barcos chamados rabelos, exemplares destes são vistos ao longo do rio mas hoje seu uso é só para o turismo.
rabelo, barco que era usado no transporte do vinho
Ficamos na região do Cais da Ribeira, bairro às margens do rio com ruas estreitas e sinuosas e de onde saem os barcos para passeios pelo rio. Há vários tipos de passeios na alta temporada chegando a percorrer uma grande área do rio, na época em que lá estávamos só havia o passeio menor pelas cercanias da cidade. Apesar do vento frio e cortante é muito bonito avistar a cidade, suas casas antigas, suas igrejas, suas famosas pontes e avistar também a cidade de Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio, com seus armazéns de vinho.
Bairro da Ribeira visto do barco
famosas pontes
rio Douro desembocando no Oceano
Ficamos no Pestana Porto Hotel cuja maior vantagem é a localização às margens do rio, próximo a restaurantes, com vista de Vila Nova de Gaia e da belíssima imagem da Ponte Dom Luís I com um mosteiro do lado de Gaia, é fascinante vê-los iluminados a noite.
nosso hotel
Ponte Dom Luís I vista do nosso quarto
Vila Nova de Gaia vista do nosso quarto
linda vista do nosso quarto
Cais da Ribeira
rua do hotel
ao lado do hotel
Muito próximo ao hotel encontramos a Casa do Infante, casa onde teria nascido o príncipe Henrique, o prédio do Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco. O Palácio da Bolsa foi construido em 1842 pelos comerciantes da cidade, apresenta salas lindas onde se destaca o Salão Árabe, infelizmente não permite fotos do seu interior.
Palácio da Bolsa
Abaixo a digitalização de um postal da Sala Árabe

Muito próximo ao Palácio fica a Igreja São Francisco do séc. XIV que possui 200 kg de ouro no seu interior, novamente é proibido tirar fotos do interior. O ingresso de 7 euros dá direito a visitar a igreja e suas catacumbas, o interior da igreja é interessante principalmente pela Árvore de Jessé, episódios bíblicos ilustrando a árvore genealógica que começa em Jessé e termina em Jesus Cristo mas a visita as catacumbas não nos agradou.

Igreja de S. Francisco
A partir deste local só se encontram ruas bem íngreme, optamos por usar o sightseeing para faciltar o acesso aos pontos de interesse. A Catedral do Porto está construida numa colina de onde se tem lindas vistas da cidade.
pilar manuelino e catedral
fragmentos das muralhas fernandinas
vista do rio da Sé
Descendo encontramos lindas praças, igrejas e edifícios e um Corpo de Bombeiros com um carro belíssimo.
carro antigo dos bombeiros

Capela das Almas

Câmara Municipal e Avenida dos Aliados
Igreja e Torre dos Clérigos com 75m, séc. XVIII

Para arrematar esta linda cidade fizemos uma opção diferente, depois de passar 2 dias degustando vários tipos de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, jantamos na última noite num local que é uma fabrica de cervejas. HUMMMMMMMM valeu a pena...




No dia seguinte pegamos um avião para a Ilha da Madeira.





























































3 comentários:

  1. Inês, td bem? Feliz Ano Novo, com muitas viagens lindas! Acho que eu disse a vc que estava pensando em viajar em Maio para Portugal. Quantos dias vc demorou neste roteiro que acabei de ver? Vi que naquele outro roteiro da Ilha da Madeira foram 3 dias. Beijos!
    Elenice

    ResponderExcluir
  2. Olá, Inês!! Feliz 2014 com muitas viagens!
    Andei olhando seu blog, acho que comentei que pretendo viajar a Portugal em meados de Maio. Sugere mais algumas cidades além dessas da postagem e da Ilha da Madeira? Pretendo viajar durante 15 dias, incluindo-se aqui os 2 dias para ida e volta.
    Quantos dias vc sugere
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Elenice, feliz 2014 para vc também.
    Acho que foram uns 20 dias nessa viagem mas há algumas cidades entre Lisboa e Coimbra que conhecemos em 2005 e que valem muito a pena, são Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima e Aveiro, uns 2 dias a mais. Se tiver tempo acrescente Évora que não é muito distante de Lisboa mas em direção ao sul.
    Confirme quantos dias terá e te ajudo a montar um roteiro.

    Beijos

    ResponderExcluir