“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Leipzig, Colditz e Meissen, Alemanha - ao redor dos Alpes 2017

Saindo de Berlim nosso destino era Dresden e são muitas as opções de trajeto entre as duas cidades. Um dos passeios mais populares próximo a Berlim é Potsdam com seus jardins mas nos tomaria muito tempo e escolhemos conhecer as cidades de Colditz e Meissen passando por Leipzig.

Nosso interesse em Leipzig foi conhecer o Monumento da Batalha das Nações, considerado o maior monumento da Europa foi construído para homenagear a vitória de exércitos da coalizão contra o exército francês comandado por Napoleão, no local onde ocorreu a batalha em 1.813. O exército de coalizão reunia soldados da Prússia, Áustria, Suécia e Rússia e com o exército francês havia soldados poloneses e italianos, num total de 600.000 sendo considerada a maior batalha antes da Segunda Guerra Mundial.



O monumento só foi concluído 100 anos após, são 90 metros de altura, 500 degraus e não pudemos visitá-lo pois encontra-se em restauração. Curioso não ter sido destruído pelo governo russo pós guerra já que foi utilizado pelos soldados nazistas, o que o livrou foi o fato de comemorar uma batalha onde soldados russos e alemães lutaram juntos.



Nosso caminho até Colditz foi por uma área rural com muitos campos de canola e estradas na mata.





Colditz é uma pequena cidade da antiga Alemanha Oriental que se destaca pelo seu castelo.









Foi usado com zoológico, hospital psiquiátrico e na Segunda Guerra Mundial se tornou uma prisão de segurança máxima. Sua construção num penhasco impossibilitava fugas e para cá vieram oficiais que já tinham tentado fugir de outras prisões. Foi palco de muitos filmes de guerra mas o que mais nos agradou foi vê-lo da pequena e acolhedora cidade.








Mais campos de canola depois tivemos a primeira visão de Meissen, sua linda catedral.



Como a maioria das cidades medievais foi construída no alto mas há um elevador panorâmico com estacionamento em frente para facilitar, e muito, o acesso ( na  Meisastrasse ).



Saímos do elevador  na praça da Catedral, a Domplatz.







Cidade de mais de 1.000 anos possui um castelo gótico, Albrechtsburg, considerado o primeiro palácio da Alemanha, da Domplatz não se consegue vê-lo.  Aqui foi construída a primeira fábrica de porcelana que se tornou mundialmente famosa com suas espadas azuis cruzadas.

Passamos pelo interior da Catedral



e saímos num terraço com lindas vistas do Rio Elba de um lado







e do outro o centro histórico de Meissen.



E fomos até lá por uma grande escadaria


rodeada por vinhedos, já que a cidade também é conhecida pelo seu vinho.



A Marktplatz é a principal praça da cidade, nela ficam a Frauenkirchen, cujo carrilhão é de porcelana, e a Rathaus, a prefeitura da cidade.





Retornamos ao estacionamento contornando a cidade por fora e, finalmente, conseguimos ver parte do Albrechtsburg.



Mas as melhores vistas se tem das margens do Rio Elba.






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário