“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Le Castella e Santa Severina

No caminho para o Mar Tirreno escolhemos fazer uma parada numa cidade pouco conhecida, à beira do Mar Jônico, Le Castella. Como muitas cidades da Calábria foi povoada por gregos, romanos, bizantinos e aragoneses e de todos sofreu influências mas a mais marcante foi a aragonesa através do seu imponente castelo. Chegamos num final de sábado, um dia bonito e ensolarado, e não nos cansamos de fotografá-lo...


Este castelo aragonês fica numa pequena ilhota e foi construído como uma fortaleza tendo sido habitado somente por soldados. Hoje abriga um museu mas preferimos explorar seu exterior e o belo pôr do sol no mar. Uma curiosidade o nome é em plural pois acredita-se que existiam outros castelos em outras ilhotas de frente para o continente.




























Uma outra curiosidade é que ficamos num hotel há poucas quadras do mar, hotel com estacionamento, piscina e um grande restaurante. Não entendíamos toda essa infraestrutura até que no jantar vimos que eles organizam jantares dançantes e logo o restaurante lotou, uma ótima forma de driblar o pequeno acesso de turistas fora de temporada.

A próxima cidade foi Santa Severina, um borgo medieval listado entre os mais belos da Itália. Localiza-se no alto de uma colina entre o mar e as montanhas.









Após muitas curvas chegamos a um local ao lado do castelo onde pudemos estacionar.



Fomos para a praça principal logo acima que tem de um lado o castelo do séc. XI, hoje um museu







e do outro a Catedral, construída no mesmo bloco que o Batistério de arquitetura bizantina.










A cidade é bonita e bem cuidada e daqui tem-se lindas vistas de toda região.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário