“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Montanhas Rochosas do Canadá II - Estados Unidos e Canadá 2023

  Nosso terceiro dia no Canadá seria de estrada, percorreríamos a Icefields Parkway, uma estrada cênica de 232 km que liga Banff a Jasper, oficialmente  Highway 93 é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo tendo no seu caminho lagos, glaciares, cachoeiras e sendo rodeada por poderosas montanhas.

O dia não estava totalmente claro mas começava a melhorar



Há o Herbert Lake, um lago espelhado logo após o Lake Louise e o Hector Lake, o maior, mas esses dois passaram desapercebidos. Mas logo chegamos ao Bow Lake com vistas do Crowfoot Glacier.




Próxima parada Peyto Lake, considerado um dos mais bonitos, há um grande estacionamento e uma trilha de cerca de 1,3 km bem íngreme...




Mais a frente o Waterfowls Lake


aí chegamos no único local na estrada para parar, onde podemos comer, abastecer o carro e usar os banheiros, The Crossing, mas qual foi a nossa surpresa ao encontrarmos um grande urso pelo estacionamento que logo atravessou a estrada.



o lugar tem um belo visual e, apesar de caro, é bem útil.


mais a frente encontramos um grande paredão de onde caem pequenas cachoeiras, Weeping Wall


a estrada vai ao lado do rio, sinuosa e depois começa a subir e é lá no alto que se encontra o Mirante Big Bend com vistas do Sunwapta Pass.


uma das cachoeiras ao lado

Sunwapta Pass em detalhe

mais a frente a Bridal Veil Falls


as montanhas cada vez mais lindas


logo chegamos no Glacier Athabasca, visível e acessível pela estrada




Aqui fica o Glacier Adventure com a possibilidade de andar no glacier, achamos que perderíamos muito tempo e como exploramos bastante os glaciares no El Calafate preferimos não fazer, ainda bem pois estava lotado. Mas pudemos ver os veículos, com enormes rodas, que levam os turistas sobre o gelo. Há também uma passarela de vidro num local de difícil estacionamento, assim só quem paga consegue ver e tirar fotos.


Mais a frente a linda Tangle Falls, ao lado da estrada.


depois as fabulosas Sunwapta Falls, um volume incrível


por último as impressionantes Athabasca Falls com várias quedas








realmente uma estrada espetacular.... para chegar em Jasper onde dormimos por 2 noites.


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário