“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Liverpool, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Liverpool para nós, e para outras milhões de pessoas, significa Beatles, e este foi o motivo para incluí-la no nosso roteiro. Há muitas atrações ligadas ao conjunto, escolhemos a Beatle Story e o The Cavern, e, garanto, foi pura emoção....



Liverpool começou com um povoamento no séc. I, no séc. XIII era uma aldeia de pescadores, no séc. XVIII tornou-se um porto importante no comércio de escravos, nessa época apareceram as primeiras docas às margens do Rio Mersey que se estendiam por 11 km.

A Albert Dock é um antigo cais cujos cinco armazéns abandonados foram revitalizados transformando-se em museus, lojas, galerias e restaurantes, sendo um dos lugares mais procurados da cidade. Escolhemos um hotel bem a frente do complexo que conta também com uma roda gigante, a Liverpool Eye???

Albert Dock
Dentre as várias atrações do complexo está a Beatle Story que de uma forma interativa conta a história do quarteto, com relatos da vida de cada um antes da fama, sua união, sua trajetória, o sucesso, o final da banda e as trajetórias individuais. Alguns ambientes são recriados como o The Cavern, pequeno pub onde começaram suas apresentações. Há depoimentos, música e muitas e muitas fotos. Ao final uma loja vendendo camisetas, canecas, discos, enfim vários  souvenires ligados a banda. A visita foi acompanhada com um audio guia em português. Foi um mundo a parte do qual saímos meio sonhadores e cantarolando algumas das muitas canções que tanto gostamos.






Outras atrações são oferecidas e escolhemos visitar também a exposição do Elvis Presley. Esta encontra-se em outro prédio, no Pier Head. Há várias fotos, algumas roupas e também um filminho 3D com as músicas dos Beatles, mas não achamos que valha a pena. Foi muito mais interessante o caminho percorrido, apesar do vento gelado que vinha do rio.





Na foto abaixo, entre os modernos edifícios, está o Royal Liver Building tendo no alto de suas torres pássaros gigantes com algas no bico, são os Liver Birds cuja lenda diz que enquanto um olha para a cidade e protege o povo o outro olha para o mar vendo os marinheiros chegando.



Há muitos museus e galerias mas estávamos no clima de Beatles e não queríamos perdê-lo, iríamos para o The Cavern a noite. Fomos a pé, ladeando o rio, para entrar no centro da cidade numa área só para pedestres. Uma ruela, vários pubs, mas  um muito especial The Cavern. Dois lances de escada e chegamos, parece mesmo uma caverna, um palco principal, poucas mesas, um bar, objetos a venda e do outro lado um palco maior onde se apresentam bandas novas.





vejam o que encontramos



Mas o lugar ferve quando a banda cover se apresenta, maravilhoso.....uma viagem no tempo....




Na saída um papinho com o John


  e a despedida dessa noite nostálgica






























Nenhum comentário:

Postar um comentário