“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Caen e as Praias do Desembarque, França - França e Espanha 2017

Caen foi campo de uma grande batalha entre alemães e aliados que destruiu grande parte da cidade mas conseguiu preservar uma boa parte do legado do Rei Guilherme, o Conquistador e sua esposa a Rainha Matilde como a Abadia dos Homens, a Abadia das Damas e o Château Ducal. A cidade é grande e eles ficam em direção opostas e acabamos por conhecer somente o château já que o nosso interesse aqui era visitar o Memorial de Caen no dia seguinte, porta de entrada para a visita às praias do desembarque.

Château Ducal
Construído em 1060 a mando de Guilherme hoje está em ruínas, praticamente são só muralhas tendo no interior o Museu de Belas Artes e o Museu da Normandia mas é um local de passagem para os moradores e um local de descanso e lazer de onde se tem uma linda vista da cidade.





A visita às praias do desembarque oferece muitas opções, são várias praias, muitos museus e memoriais, achei no site do Melhores Destinos um bom resumo, https://guia.melhoresdestinos.com.br/praias-do-dia-d-na-normandia-178-2071-p.html
daqui escolhi o que queria conhecer e nosso roteiro foi assim.

Começamos o dia em Caen visitando o Memorial de Caen, muito completo e multi mídia. É pago e tem estacionamento em frente gratuito.







Daqui fomos para Courseulles-sur-Mer que recebeu o nome de Juno Beach e onde fica o Memorial do Canadá, não entramos, só vimos a sua arquitetura com os nomes dos soldados, um bunker alemão e armas que foram usadas no conflito, tudo bem próximo ao mar.













Próxima parada Arromanches-les-Bains, codinome Gold Beach,  local de desembarque de britânicos, começamos nossa visita no alto de um penhasco





com vistas do mar e de casamatas.





Um pouco mais a frente um grande veículo para o transporte de canhões e um cinema.





Foi aqui que vivemos a maior emoção deste dia, a cada meia hora é mostrado um filme de 20 minutos de cenas reais filmadas pelos próprios soldados. Todos ficam em pé e as cenas passam em 360º, relatam os acontecimentos da II Guerra Mundial que culminaram na tomada de Paris, o maior exôdo da história da França, o desembarque dos aliados, sofrimento, mortes e finalmente a retomada de Paris por Charles de Gaulle. Descemos para a praia onde há ruínas do porto artificial rebocado da Inglaterra e o Museu do Desembarque.





Do alto do penhasco vê-se que há muito mais.



Depois fomos para Longues-sur-Mer, aqui ficava a Muralha do Atlântico, artilharia alemã pesada composta por casamatas e canhões a céu aberto. Entrada gratuita, alguns estão totalmente destruídos visto que este lugar foi tomado pelos ingleses no dia seguinte ao desembarque.











Por último fomos ao Cemitério Americano em Colleville-sur-Mer, codinome Omaha Beach. Lugar impressionante pelo tamanho, pela localização, pela organização. Estão enterrados 9.387 soldados e há vários memoriais sendo o mais tocante o The Spirit of the American Youth que homenageia 1.557 soldados cujos corpos nunca foram encontrados.









Pelo nosso roteiro inicial seguiríamos daqui para o Monte Saint-Michel mas neste dia e nos próximos não aconteceria o fenômeno da subida da maré então mudamos o roteiro e fomos primeiro para Dinan.

Depois de um dia emotivo e histórico ainda enfrentamos um congestionamento mas como era na Normandia em vez de carros tivemos que esperar vacas cruzarem a estrada.















Nenhum comentário:

Postar um comentário