“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Londres II, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Começamos o dia indo para Abbey Road, local da famosa capa dos Beatles. Fomos de metrô, linha Jubilee, estação St. John's Wood, aliás esta é uma linha importante para os turistas com acesso ao Museu Madame Tussauds, Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster, Parlamento e London Eye; compramos um bilhete travelcard, com direito a viagens ilimitadas no dia. A famosa faixa de pedestre está a uma quadra da estação que possui uma lojinha vendendo vários souvenirs da banda.

Confesso que ao chegarmos achei um grande mico mas aí chegaram mais pessoas com o mesmo propósito e foi divertido vê-las atravessando a faixa, inclusive uma família imitando os quatro famosos, enquanto outros tiravam foto; os motoristas nem ligam, esperam pacientemente.


as camisetas corintianas estão sempre presentes...


Retornamos pela mesma linha e descemos na estação Waterloo para fazer o passeio na London Eye. Terceira maior roda gigante do mundo foi construída para comemorar a virada do milênio e, assim como a Torre Eiffel, tinha um tempo de vida programado mas o sucesso foi muito grande e tornou-se uma das grandes atrações turísticas da cidade.

São 135 metros de altura, 32 cabines que acomodam até 25 pessoas cada. A volta dura 30 minutos e as filas são enormes. Para evitá-las compramos pela internet, antes mesmo de viajar, o ingresso chamado "flexi fast track" somente marcando o dia do passeio, sem o horário. Ao chegarmos trocamos nosso impresso na bilheteria e tivemos acesso à cabine rapidamente.

Hoje existem outras opções de avistar Londres do alto mas escolhemos esta, a mais antiga e tradicional que oferece vistas de 360° da cidade, com destaque para o Parlamento. Como se movimenta lentamente o acesso às cabines é feito com a roda em movimento.


Rio Tâmisa, Estação Charing Cross, Torre BT ao fundo e Trafalgar Square à esquerda

muito verde
Royal Air Force Memorial
Horse Gards Parade
Parlamento e Abadia de Wetminster



O dia estava tão lindo que conseguíamos avistar o edifício The Shard, uma das outras possibilidades de ver a cidade do alto, e a Catedral St. Paul.

The Shard
St. Paul's Cathedral
 Na saída, ao lado do rio, passamos por outra atração, as masmorras de Londres, e atravessamos a Westminster Bridge lotada de cadeados.
Mais uma olhadinha para a London Eye antes de fazermos o passeio de barco pelo Tâmisa.



Há vários cruzeiros pelo Tâmisa, o nosso foi da Westminster Bridge até a London Bridge, com direito a muitas fotos.

Cleopatra's Needle,  um monumento do Egito Antigo 
St. Paul's Cathedral 
Ponte do Milênio
The Globe, o teatro de Shakespeare
Chegando ao ponto de desembarque, na Ponte de Londres, muitos edifícios modernos


mas a grande atração é a ponte, London Bridge

Ponte de Londres
The Shard à direita com o navio HMS Belfast, navio da II Guerra que hoje é um museu


à esquerda a Torre de Londres


Saimos do cais e passando por uma praça ajardinada vimos a importância do sol, era hora de almoço e os londrinos a aproveitavam assim.


Essa parte da cidade seria visitada no dia seguinte e daqui fomos de metrô até a Piccadilly Circus, onde aproveitamos nosso almoço de uma forma um pouco diferente....


A digestão foi passeando pelas ruas da região, vitrines e mais vitrines. Só entramos na Lillywhites, uma grande loja de artigos esportivos. O objetivo era comprar uma camisa do time de futebol londrino que deu origem ao Corinthians, o Corinthians-Casuals, não encontramos mas eram muitos os produtos relacionados à Copa do Mundo no Brasil que se aproximava.


Estávamos na Piccadilly Circus, uma praça que viu surgir os anúncios em néon, tendo ao centro a estátua de Eros, construída em 1892.



Voltando para o hotel passamos pela Charles Street, excelente lugar para fotografar o meu "Charles" ao lado de dois ícones londrinos.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário