“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gluges, Collonges-la-Rouge e Turenne, França - Sul da França e Suíça 2012

Saímos de Rocamadour sentido norte para conhecer duas cidades, Collonges-la-Rouge e Turenne, a 50 km de distância. Na maior parte dessa manhã a neblina nos acompanhava esfumaçando o Rio Dordogne.

Rio Dordogne

Após uma ponte avistamos uma pequena vila incrustada na rocha, fomos até ela e encontramos uma praça e sua igreja. A cidade era Gluges e o nome da praça é Edith Piaf, a cantora ajudava a manter a igreja e costumava passar férias lá.

Gluges
Praça Edith Piaf
Chegamos então na belíssima Collonges-la-Rouge, listada como uma das vilas mais bonitas da França, é toda vermelha. A arquitetura de suas casas, as pequenas ruas, os telhados pontiagudos e escuros, o vermelho fazem um conjunto encantador, maravilhoso. Fundada no séc. VIII apresenta um forno público para assar o pão e sua igreja do séc. XI possui um belo tímpano além de uma torre de vigia.





tímpano

forno comunitário




Mais 10 km e chegamos em Turenne, considerada uma das mais atraentes cidades medievais da região causa um grande impacto quando se vê ao longe as ruínas do seu castelo no topo do penhasco.



Este foi o último feudo independente da França, estando sob o domínio da família La Tour d'Auvergne até 1738. Do seu castelo só sobraram duas torres, não chegamos a subir mas tem-se lindas vistas do local. A cidade é muito graciosa mas o conjunto é mais belo.




Colegiada de 1660

altar em ouro contrastando com o exterior austero
Essas duas cidades pertencem à região central da França e valem a visita, são lindíssimas.














4 comentários:

  1. Adorei essas cidades!!! Uma graça. As fotos estão lindas. Estou pensando em ir a essa região em maio/junho 2014 e pesquisando na internet, achei seu site. Está muito bacana.
    Em 2012 eu e meu marido fomos à Provence, amamos muito. Então, agora pensei em ir p essa região de Bordeaux e Dordogne, mas tô com medo de não gostar tanto, qto da Provence.
    O que você achou?
    Abçs, Cris Paiva.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, nós gostamos mais desta do que da Provence. O vale do Dordogne e o vale do Lot tem cidades incríveis, castelos e muitas grutas. Todas as cidades que conhecemos nos encantaram. No site http://www.greatsites-midipyrenees.co.uk há mais informações e lindas fotos. Se tiver alguma dúvida escreva.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Inês! Obrigada pela dica. Agora estou tentando escolher quais vilas visitar, mas com certeza Collonges-la-rouge será uma delas. Achei linda essa coloração das pedras vermelhas nas casas. nunca tinha visto uma vila assim.
    Quantos dias vocês ficaram nessa região? Uns 5 dias daria pra conhecer bem? Pensei em pegar um voo ou trem de Paris p Bordeaux e lá alugar um carro e ir até Sarlat pra fazer uma base e de lá passear pelas vilas. O que vc acha?
    Obrigada. Abraços, Cris Paiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris

      Sarlat é uma boa base para o Vale do Dordogne conhecendo La Roque Gageac, Domme e os castelos, dois dias são suficientes. Daqui sairia para o Vale do Lot conhecendo vários chateaus e faria uma nova base em Rocamadour que é maravilhosa. Em 3 dias você conhece a cidade, grutas e várias lindas vilas ao redor.
      Quantos dias você tem para ficar nessa região?
      Vamos trocando idéias, ok
      Abraços

      Excluir